Ontem eu, o Francisco, o DJ e o Zé fomos até terras de Penalva do Castelo, mais propriamente a Vila Cova do Covelo para percorrermos o trilho “Rota dos Moinhos”.

Iniciámos o percurso junto à Igreja Matriz local, passando pela Capela de Santo António e depois, subindo um pouco pela aldeia, e saindo ligeiramente do percurso, pudemos visitar a pequena Capela de São Tiago de Brilhe.

De volta ao percurso e após caminhar um pouco por estrada, entrámos em trilhos antigos para iniciar a descida à Ribeira do Carapito. Grande parte do percurso acompanha esta ribeira e sem dúvida que é a parte mais bonita e interessante de todo ele.

Ao longo das suas margens o ecoar das águas, que saltam pelas pedras no leito ou caiem de pequenas represas, cria um ambiente de tranquilidade rodeado de grande beleza. Após atravessar o rio, sobre um pontão de madeira, começam-se a encontrar diversas ruínas de moinhos, que em tempos devem ter tido grande importância local.

Numa zona onde a ribeira estreita, formando um pequeno canhão, foi montado, sobre uma rocha, uma espécie de miradouro sobre o curso de água.

Descemos depois até junto daquele que parece ser o único moinho recuperado e atravessámos novamente a ribeira, sobre uma espécie de passadiço que se prolonga pela margem oposta, até chegarmos a uma pequena povoação (Carapito).

O percurso a partir daí perde algum interesse. Atravessa novamente a ribeira, agora por estrada, e depois por um trilho de pé posto, que acompanha uma pequena linha de água pouco visível, sobe moderadamente até se chegar a Vila Cova do Covelo.

O percurso está a necessitar de alguma intervenção a nível da limpeza de matos e alguma remarcação da sinalética num ou noutro ponto, mas vale, sobretudo, pela passagem pela Ribeira do Carapito.

Alberto Calé

 

Galeria Fotográfica: