Hoje, na companhia do Francisco fomos até Mangualde, mais propriamente até São João da Fresta para caminharmos pelos “Caminhos do Bom Sucesso”.

O percurso decorreu por algumas das aldeias situadas nas proximidades de São João da Fresta, como Casais, Pinheiro de Tavares e Avinhó mas, o momento alto, foi a subida ao Monte da Senhora do Bom Sucesso.

O monte é o ponto mais alto do Concelho de Mangualde, com 675 m de altitude, sendo a “sentinela” que vigia o território em redor e com um alcance de vista até à espanhola Serra da Gata.

Por esse motivo, a subida foi desafiante. A chegada à Ermida da Senhora do Bom Sucesso marcou o que pensávamos ser a fase final da ascenção pedestre. A vista, a partir da Ermida, compensou o esforço da subida, no entanto, para podermos visitar o Castro do Bom Sucesso e chegar ao marco geodésico que indica o ponto mais alto do monte, tivemos que continuar a subir.

Do marco a vista em redor é deslumbrante mas o vento frio que se fazia sentir rapidamente nos fez abandonar o local. Do Castro alguns amontoados de pedras indiciam a sua existência, mas pouco mais tem de interesse.

Regressámos à Ermida, e daí ao trilho, para seguirmos na direcção de Pinheiro de Tavares, onde dois cães resolveram escoltar-nos e garantir que saíamos do seu território. Depois, fomos espreitar a Capela de São Vicente. Daí, seguimos para Avinhó, onde pudemos ver a Capela de Nossa Senhora da Cabeça.

Terminámos, com uma boa subida, em São João de Frestas, junto à Igreja de São João Baptista.

Alberto Calé

 

Galeria Fotográfica: