Já planeada há imenso tempo, concretizámos ontem a ida até a Piódão, na Serra do Açor, para percorrermos o percurso “Os Povos das Ribeiras de Piodam”.
Assim, na companhia do Francisco, Figueiredo, DJ, Gonçalo e Laura lá nos dirigimos a Piódão, onde iniciámos o percurso na direcção de Chãs de Égua.
O percurso, nesta fase descendente, decorre por caminhos de pé posto, por vezes lajeados.
Na chegada a Pés Escaldados, uma pequena povoação, inicia-se a primeira subida do percurso. Não muito depois dá-se entrada em Chãs de Égua, uma bonita povoação, ainda com muitas construções em xisto.
Na povoação estabelecemos conversa com um habitante que nos contou algumas histórias locais interessantes. Passado esse momento de convívio iniciámos a descida a Foz de Égua. O percurso apresenta algumas dificuldades, com muita pedra solta, lajes e muitas folhas caídas que tornam o percurso escorregadio. Alguns trilhos mais estreitos implicam atenção redobrada.
A chegada a Foz de Égua situa-se num ponto alto com um bonita vista sobre a povoação, em especial sobre a sua praia fluvial. Foi um momento especial, de grande beleza.
Na praia fluvial algumas pessoas apanhavam Sol, mas na água praticamente ninguém se banhava. Suponho que a temperatura da água não seja muito convidativa a banhos.
Após Foz de Égua faltava regressar a Piódão. Para o fazermos optámos pela variante existente no percurso. Pensávamos que a subida iria ser de grande dificuldade, atendendo ao tempo de descida que tínhamos efectuado desde o seu início, mas felizmente a subida não foi de moldes a oferecer grande dificuldade.
Calmamente, fomos percorrendo o trilho até chegarmos a Piódão, local onde acabámos por almoçar.
Um belo percurso que fez valer a pena percorrer a distância entre Aveiro e o Piódão.
Alberto Calé