Algosinho

 
 
 
O Concelho de Mogadouro
Freguesia de Peredo da Bemposta
 

Algosinho é uma povoação pertencente à freguesia de Peredo da Bemposta, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, região do Norte, sub-região das Terras de Trás-os-Montes.

É uma pequena aldeia do Norte de Portugal, cuja origem remonta a épocas muito antigas, tal como o demonstram os vestígios arqueológicos neolíticos que aqui se encontraram.

Situada na encosta de uma ribeira com o mesmo nome e dotada de uma ampla vista para Leste, em direcção às arribas do Douro e ao vasto território espanhol.

A principal referência histórica e monumental desta localidade é a notável igreja de traço românico, provavelmente construída no séc. XIII, mas que poderá assentar no local de um templo religioso bem mais antigo.

Para além da Igreja Paroquial, o chamado Castelo dos Mouros ou do Mau Vizinho representa um testemunho importante do passado histórico desta povoação.

As memórias paroquiais respeitantes a Algosinho, no séc. XVIII mencionam a existência da lenda dos “Cavaleiros da espora dourada”. Muito embora Viterbo ensine que estes cavaleiros eram os segundos ou terceiros filhos das famílias nobres (que eram uma espécie de mercenários), não parece que nesta zona tão remota e desprovida de famílias nobres florescessem por cá semelhantes indivíduos, pelo que parece legítimo associar esta lenda à presença dos Cavaleiros Templários nestas paragens.

Em 1876, foi encontrado nesta zona um bezerro de granito de um metro e meio de largura, assim como uma fíbula de metal amarelo do tipo das de Picote.

Olhando em volta, observam-se alguns olivais e vinhas, e são já raras as casas de habitação. Esta terra é, segundo dizem, boa para a caça.

 

PATRIMÓNIO DE ALGOSINHO

 

Algosinho – Igreja

Algosinho – Miradouro do Moinho de Vento