GR36 – Urrós – Vilarinho dos Galegos – Etapa 3

Ficha Técnica

   

Esta etapa tem início em Urrós junto à sua antiga escola primária.

Ao sair da povoação passa-se junto à Capela de Santa Cruz e depois o que até à pouco tempo era um trilho agora foi transformado em estrada de alcatrão. Assim até Bemposta o percurso segue pela dita estrada.

Em Bemposta o percurso passa junto à Capela do Santo Cristo. Na povoação é ainda possível ver o seu antigo Pelourinho, a Igreja Matriz e o Miradouro e Capela de Santa Bárbara. No entanto, para ver este património é necessário abandonar o trilho e percorrer algumas centenas de metros dentro da povoação.

Após sair da povoação um caminho em terra batida desce até à Ponte de Bemposta e aí entra na Calçada de Bemposta, que poderá tratar-se de um troço de uma calçada medieval/moderna constituída por blocos de grande dimensão mas planos e homogéneos.

GR36

Calçada de Bemposta (2023)

Sobe-se a calçada, num percurso longo e íngreme, para se chegar à Capela de Nossa Senhora da Apresentação em Lamoso.

Atravessa-se a povoação e desce-se até a uma pequena linha de água para depois iniciar uma subida suave. Nesta povoação é possível ir ver a Cascata da Faia da Água Alta, mas implica sair do trilho e percorrer cerca de 1.400 metros até ao local onde se encontra (2.800 m ida e volta)

Após a subida começam-se a encontrar as primeiras videiras, indiciando o Douro Vinhateiro.

Atravessa-se uma linha de água, por umas pedras tombadas, implicando alguma destreza e depois em subida mais acentuada chega-se à povoação de Algosinho. Na aldeia passa-se pela sua velha igreja e pelo seu casario. Nesta povoação inicia-se a variante da GR36 (GR36.1) que segue por Peredo da Bemposta até Vilarinho dos Galegos.

GR36

Atravessando uma ribeira (2023)

De novo pelo trilho surge o Miradouro do Moinho de Vento, que permite uma boa visão do espaço envolvente sem, contudo, se ver o rio Douro.

Nova povoação, neste caso Ventozelo. A Capela do Senhor da Boa Morte surge logo na entrada da povoação.

Saindo da povoação em direcção a Vilarinho dos Galegos o percurso apenas apresenta uma velha ponte lajeada em mau estado de conservação.

Chega-se a Vilarinho dos Galegos atravessando algumas ruelas até se chegar à Igreja Paroquial de Vilarinho dos Galegos dedicada a São Miguel, onde se dá por terminada esta etapa.

Quem optou por fazer a variante (GR36.1), desviando em Algosinho, é nesta povoação que ela termina voltando a entrar na Grande Rota principal (GR36).

GR36

No Miradouro do Moinho de Vento (2023)

CROQUI DO PERCURSO

Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação

 
DADOS TÉCNICOS

O percurso: Percurso sem alguns desníveis, é apto para realizar a pé e de BTT. Linear, com cerca de 21,5 km de distância, é considerado um percurso fisicamente ‘Moderado/Exigente’;

Cartas Militares: Nº 108 e 120;

Duração aproximada: 7 horas;

Marcações: O trilho encontra-se devidamente marcado com a sinalética própria das Grandes Rotas e também com sinalética própria para a BTT;

Pontos altos desta actividade: As povoações e património de Urrós, Bemposta, Lamoso, Algosinho, Ventozelo, Urrós, Vilarinho dos Galegos, a Calçada de Bemposta e o Miradouro do Moinho de Vento;

Cuidados: A atenção necessária quando se caminha por estradas com circulação automóvel;

Apoios: Nas povoações de Urrós e Bemposta existe um café;

Início e fim do percurso: Urrós – Coordenadas GPS: (Latitude: 41.347838 ou 41° 20′ 52″ N) e (Longitude: -6.468041 ou 6° 25′ 5″ W) – Vilarinho dos Galegos – Coordenadas GPS: (Latitude: 41.266030 ou 41° 15′ 58″ N) e (Longitude: -6.625886 ou 6° 37′ 33″ W);

GPS: Não.

Folheto (Download):