Ontem, na companhia do Francisco, Cardoso, Figueiredo e DJ, regressei à Serra do Açor, em especial à Aldeia do Xisto de Aldeia das Dez para percorrer o seu “PR3 – Caminho do Xisto de Aldeia das Dez III”.
Iniciámos o percurso em São Sebastião da Feira, junto à sua praia fluvial, lugar bonito em cujas águas do Rio Alva apetece mergulhar.
Depois, e sempre perto do rio, seguimos até à Ponte das Três Entradas, local onde o Rio Alvoco desagua no Rio Alva. Acresce a curiosidade da ponte, exemplar único no país, ter, tal como o nome indica, três entradas/saídas, estando situada sobre os dois rios citados.
Na ponte iniciámos a subida a Aldeia das Dez. Primeiro por estrada e depois por caminhos sob arvoredo o que facilitou essa parte caminhada, uma vez que o calor forte se fez sentir.
Após uma pequena visita a Aldeia das Dez, lugar já nosso conhecido, iniciámos o regresso, percorrendo em parte o trilho que liga esta aldeia a Avô. Pelo caminho, caminhámos sobre as lajes de uma velha calçada romana.
Regressámos assim a Ponte das Três Entradas e daí, pelo mesmo trilho percorrido no início, chegámos a São Sebastião da Feira.
Um percurso com alguns pontos agradáveis mas com o calor a complicar a vida aos caminheiros.
Alberto Calé