Lagoaça

 
 
 
O Concelho de Freixo de Espada à Cinta
União das Freguesias de Lagoaça e Fornos
 

Lagoaça é uma localidade pertencente à União das Freguesias de Lagoaça e Fornos, da qual é a sede, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, região do Norte, sub-região das Terras de Trás-os-Montes.

Está situada numa área de transição entre as planícies de cereais e os vinhedos do rio Douro, com vestígios de antigas civilizações, como os banienses, os árabes e os judeus.

Teve foral, dado por D. Dinis, em 1286.

Lagoaça foi também um importante centro de Judeus, sendo uma das primeiras povoações a albergar hebreus expulsos dos reinos de Espanha, tendo-se instalado aqui os mais abastados. Depois do Decreto de Expulsão em 1496, em que oficialmente também deixaram de existir judeus em Portugal, foi nesta e noutras localidades mais recônditas de Trás-os-Montes, que os depois cristãos-novos se mantiveram e continuaram o seu culto. Ainda assim, diz-se que em Lagoaça desde sempre viveram judeus escondidos ocultando a sua identidade.

É uma aldeia tipicamente rural. Apesar de ser uma agricultura de subsistência, a sua maior riqueza é a produção de azeite e de amêndoa e, em certas zonas, citrinos, laranjas e tangerinas.

 

PATRIMÓNIO DE LAGOAÇA

 

Lagoaça – Cais Fluvial

Lagoaça – Capela de Santo António

Lagoaça – Capela do Senhor de Santa Cruz

Lagoaça – Estação Ferroviária

Lagoaça – Fonte da Praça

Lagoaça – Igreja Matriz

Lagoaça – Miradouro da Cruzinha