Vilarinho dos Galegos

 
 
 
O Concelho de Mogadouro
União das Freguesias de Vilarinho dos Galegos e Ventozelo
 

Vilarinho dos Galegos é uma povoação portuguesa pertencente à União das Freguesias de Vilarinho dos Galegos e Ventozelo, no Município de Mogadouro, distrito de Bragança, região do Norte, sub-região das Terras de Trás-os-Montes.

Localiza-se na zona da fronteira com Espanha distando 18 Km da sede do Concelho, Mogadouro.

Se por um lado o topónimo aponta para a proximidade em relação ao país vizinho, por outro revela-nos a forma de povoamento da região nos tempos pós-fundação da Nacionalidade, através da formação de “villas”, unidades económicas deixadas pelos romanos.

Esta freguesia foi povoada pela Ordem dos Templários e depois da extinção desta, pela Ordem de Cristo.

Aquando a expulsão dos Judeus dos reinos de Espanha, segundo a tradição popular, aqueles que entraram em Portugal através de Miranda do Douro, seguiram três destinos diferentes: os mais pobres, que vinham a pé, ficaram-se por Carção e Argozelo, os que eram remediados e vinham de burro, seguiram para as terras de Mogadouro e Vilarinho dos Galegos, enquanto os mais ricos, donos de possantes machos e mulas, se foram fixar em Lagoaça ou em Freixo de Espada à Cinta.

Recentemente foi inaugurado um monumento em memória dos inúmeros judeus que viveram nesta povoação. A “Menorá”, candelabro com sete lâmpadas, é um dos símbolos da identidade do judaísmo e está à entrada da localidade para que os visitantes procurem saber mais sobre as histórias daquelas gentes. Segundo o financiador, Andy Conzelmann, esta é uma forma de recordar a fé e a coragem e persistência dos judeus.

 

PATRIMÓNIO DE VILARINHO DOS GALEGOS

 

Vilarinho dos Galegos – Igreja Matriz