Ontem foi um dia especial para todos aqueles que se juntaram para conviver e percorrer alguns trilhos da Serra da Freita, tendo em comum relembrar, com muita saudade, um grande amigo, o Amaral.

Companheiro de muitas aventuras, das quais grande parte realizadas por trilhos desta serra, é fonte de inúmeras memórias de bons e divertidos momentos que perdurarão para toda a eternidade.

O encontro foi ainda marcado pela presença de muitos e muitas amigos/as que também já não víamos há muito tempo e por quem, também temos muito carinho e amizade. A salientar a presença da Ilda, esposa do nosso amigo.

Reunidos junto ao “Refúgio da Freita”, o parque de campismo no Merujal, lá iniciámos a caminhada que nos levou ao marco geodésico de São Pedro Velho.

Fazia-se sentir uma aragem bem fresca que acabou por ser superada pelo aquecimento obtido durante o esforço da subida. Já no marco geodésico, um miradouro sobre Albergaria da Serra e sobre a serra, os caminheiros aproveitaram para observar a bela panorâmica de 360º em redor deste ponto de observação.

Depois desceu-se em direcção à povoação de Albergaria da Serra, daí até à levada de água que se aproxima do Rio Caima e depois atravessámos mesmo a povoação até à sua praia fluvial. Para acabar seguimos até à povoação da Mizarela e ao miradouro para a Cascata da Frecha da Mizarela, retornando a seguir ao parque de campismo.

Terminámos no café Portela em Moldes, lugar muito apreciado pelo Amaral, para degustar os habituais petiscos e terminar em grande este convívio.

Um bom momento entre amigos dedicado em especial a esse saudoso companheiro.

Alberto Calé

 

Galeria Fotográfica: