Rio Douro

 
 
 
O Concelho de Miranda do Douro
 

O Rio Douro é um dos principais rios da Península Ibérica, que flui de sua fonte perto de Duruelo de la Sierra, na província de Soria, no Norte-central de Espanha e no Norte de Portugal, sendo a sua foz no Porto/Vila Nova de Gaia. É o terceiro maior da Península Ibérica, depois do Tejo e do Ebro. O seu comprimento total é de 897 km, sendo que apenas as águas de Portugal são navegáveis.

O nome ‘Douro Vinhateiro’ refere-se a uma área do Vale do Douro, em Portugal, que foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. Tradicionalmente, o Vinho do Porto era levado rio abaixo em barcos de fundo plano chamados rabelos, para ser armazenado em barris nas caves em Vila Nova de Gaia, na margem Sul do rio, em frente à zona da Ribeira do Porto.

No entanto, nas décadas de 50 e 60 do séc. XX, à medida que foram construídas barragens construídas ao longo do rio, tanto em Espanha como em Portugal, terminou este tráfego fluvial, sendo agora o Vinho do Porto transportado em camiões-tanque.

O Rio Douro é o terceiro maior da Península Ibérica, depois do Tejo e do Ebro. O seu comprimento total é de 897 km, sendo que apenas as águas de Portugal são navegáveis. Nesta região há poucos afluentes do Douro, sendo os mais importantes o Pisuerga, que passa por Valladolid, e o Esla, que passa através de Zamora.

Ao longo de 112 quilómetros, o Rio Douro constitui parte da linha de fronteira nacional entre Espanha e Portugal, numa região de gargantas estreitas que acabou por se tornar numa barreira histórica para invasões e que constitui um fator de divisão cultural e linguística. Nestas áreas isoladas da fronteira, existem duas áreas protegidas distintas: o Parque Natural do Douro Internacional (do lado português) e El Duero Parque Natural de Arribes (do lado espanhol).

Após a confluência com o rio Águeda, o rio Douro entra totalmente em território português, sendo que, a partir daí e até à foz, são raros os grandes centros populacionais junto ao rio. À excepção das grandes cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, que ficam junto à foz, apenas se consideram dignas de nota as populações da Foz do Tua, do Pinhão e do Peso da Régua.

Em Portugal, os afluentes mais importantes do rio Douro são o Côa, o Tua, o Sabor, o Corgo, o Távora, o Paiva, o Tâmega, o Sousa e o Febros. Todos eles são pequenos rios, de águas rápidas e não navegáveis.

O Rio Douro atravessa os distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Vila Real, Aveiro e Porto. A cidade do Porto é a principal cidade na zona norte de Portugal, sendo o seu centro histórico reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO.