GR36 – Paradela – Cércio – Etapa 1

Ficha Técnica

   

Esta etapa tem início na Penha das Torres em Paradela, o ponto mais Oriental de Portugal.

A Penha das Torres é um miradouro sobre o Rio Douro, junto à fronteira com Espanha. Permite uma vista para a povoação espanhola de Salto de Castro, para a barragem também espanhola do Castro, que aproveita as águas do rio Douro e do arroyo de la Ribeira, e para o Rio Douro que neste ponto se torna internacional ao entrar em território português.

Partindo desse ponto segue-se na direcção de Paradela, a povoação mais perto, que dista cerca de 2 Km.

Na passagem pela povoação é possível visitar a sua Igreja Paroquial e a Capela do Cemitério. A saída da povoação é feita por um estradão situado nas proximidades da capela.

GR36

No Miradouro de Penha das Torres em Paradela (2023)

Segue-se então por esse estradão em terra batida até à povoação de Aldeia Nova.

No caminho passa-se por um cruzeiro que parece cravado num marco miliário e uma pequena capela.

Na povoação é possível ver a sua Igreja Matriz, o que implica um pequeno desvio do percurso, mas antes, na entrada da povoação é possível ir visitar a Ermida, Castro e Miradouro de São João das Arribas, que dista do percurso cerca de 800 metros (1.600 m, ida e volta).

O percurso continua por novo estradão na direcção de Vale de Águia. Nada de grande relevo durante esta parte do trajecto.

GR36

Vista no Miradouro do Castrilhouço (2023)

Em Vale de Águia é possível ver a Igreja local e o casario com alguns edifícios rústicos em pedra.

Sai-se da povoação por novo estradão e a cerca de 2 km encontra-se o Castro e o Miradouro do Castrilhouço. Ambos se encontram junto ao trilho.

Do Castro dá para perceber a existência de alguns fossos e do que poderia ter sido uma muralha e do Miradouro consegue alguma visibilidade para o rio Douro. As indicações na zona, à data, não nos pareceram as melhores, pelo que, é necessário perder algum tempo a procurar estes dois pontos de interesse.

Depois, seguindo o mesmo estradão começa-se a aproximação a Miranda do Douro. Ainda longe já é possível ver a povoação, de onde se destaca a sua imponente catedral. À entrada da povoação é possível observar o rio e as falésias, numa imagem de grande beleza.

GR36

Com Miranda do Douro em vista (2023)

Na travessia da povoação recomenda-se seguir pelo interior da zona histórica, passando pelos restos do seu castelo, casario, igrejas e capelas diversas e pela sua Catedral. O percurso marcado segue fora da zona muralhada, embora em paralelo. Passando a Catedral desce-se pela rua à direita passando pela Igreja do Convento dos Frades Trinos, actual Biblioteca Municipal. Pouco mais abaixo reencontram-se os sinais da GR36.

Segue-se então na direcção da Ponte Medieval dos Canos e depois pela bonita Fonte dos Canos.

Depois um pouco por estrada passa-se nas proximidades do aqueduto de Vilarinho e já em terra batida, o trilho é ladeado por campos agrícolas e por quintas com criação de gado suíno.

A chegada a Cércio, destino desta primeira etapa, é feita junto à Capela do Espírito Santo. Daí até ao centro da povoação são poucas dezenas de metros a percorrer.

GR36

Chegando à Fonte dos Canos (2023)

CROQUI DO PERCURSO

Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação

 
DADOS TÉCNICOS

O percurso: Percurso sem grandes desníveis, é apto para realizar a pé e de BTT. Linear, com cerca de 19,5 km de distância, é considerado um percurso fisicamente ‘Moderado/Exigente’;

Cartas Militares: Nº 67A, 67 e 81;

Duração aproximada: 6 horas;

Marcações: O trilho encontra-se devidamente marcado com a sinalética própria das Grandes Rotas e também com sinalética própria para a BTT;

Pontos altos desta actividade: As povoações e património de Paradela, Aldeia Nova, Vale de Águia, Miranda do Douro e Cércio e os miradouros com vista para o rio Douro;

Cuidados: A atenção necessária quando se caminha por estradas com circulação automóvel;

Apoios: Na povoação de Paradela existe um café e em Miranda do Douro existem todos os serviços para apoio, se necessário;

Início e fim do percurso: Paradela (Miradouro da Penha das Torres) – Coordenadas GPS: (Latitude: 41.575221 ou 41° 34′ 31″ N) e (Longitude: -6.194849 ou 6° 11′ 41″ W) – Cércio – Coordenadas GPS: (Latitude: 41.475539 ou 41° 28′ 32″ N) e (Longitude: -6.310332 ou 6° 18′ 37″ W);

GPS: Não.

Folheto (Download):