Aproveitando o excelente dia que se fez sentir ontem fui na companhia do Francisco, DJ e Figueiredo até Souto Bom para, mais uma vez, percorrermos a “Rota dos Moinhos”.

O percurso tem o início nessa aldeia que ainda conserva muitos dos aspectos de construção típica da Serra do Caramulo, com as suas casas em granito.

O percurso, apesar de ser algo curto, pouco passando dos 5 quilómetros, engloba em si muita beleza paisagística e vestígios doutros tempos, como as calçadas de pedra lajeada, em alguns pontos com as marcas dos rodados bem vincadas nas rochas, um velho lagar à entrada da povoação, as ruínas em granito e a sua Capela que ostenta a data de 1685 na sua fachada.

O ponto alto do percurso é junto aos Moinhos da Ribeira da Pena, onde o ruído da água que corre na ribeira, os velhos moinhos e todo o enquadramento do lugar proporcionam um momento de grande beleza e interesse a quem lá passa.

O percurso terminou onde começou, em Souto Bom, após uma bela subida por calçada lajeada.

Após a caminhada a parte gastronómica decorreu junto à Praia Fluvial de Caparrosa e, tal como a actividade física, correu muito bem.

Alberto Calé

 

Galeria Fotográfica: