GR36 – Vilarinho dos Galegos – Lagoaça – Etapa 4

Ficha Técnica

   

Esta etapa tem início em Vilarinho dos Galegos junto à sua Igreja Paroquial. Nesta povoação é possível visitar o Miradouro do Contrabando, bem como, o Castro e o Miradouro do Castelo dos Mouros, ambos fora do trilho e a uma distância não apurada.

O percuso, após sair da povoação, passa por muitos vinhedos e olivais e, de onde a onde, oferece boas vistas, quer para o território em redor, quer para as falésias e rio Douro.

É talvez, em termos paisagísticos, a melhor parte do percurso até aqui efectuado. O percurso é também mais sinuoso, em especial, quando se desce à Ribeira de Bruçó.

GR36

Passagem pela Ribeira de Bruçó (2023)

Atravessa-se a ribeira por uma ponte em madeira, implicando em dias de chuva alguns cuidados com o terreno escorregadio.

Passada a ribeira inicia-se uma longa subida, por vezes acentuada. É uma zona isolada e mais próxima das arribas onde as aves de rapina surgem nos ares e nos sobrevoam.

A chegada ao Miradouro dos Abicheiros é um dos pontos altos desta etapa. De lá obtém-se uma vista fantástica sobre as arribas e o rio.

GR36

No Miradouro dos Abicheiros (2023)

Após terminar a subida, que ainda é longa e acentuada, chega-se a Bruçó.

A passagem na povoação fica marcada pela passagem na Capela de São Sebastião, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção e na Capela do Santo Cristo. Um sinal ferroviário lembra-nos que nesta povoação passou, em tempos, o comboio, pela denominada Linha do Sabor.

A partir desta povoação o tipo de trilho e paisagem mudam radicalmente.

GR36

Por aqui passou o comboio (2023)

Caminha-se por um planalto árido, de vegetação baixa e entre muros. Os blocos de pedra abundam estando espalhados em redor do trilho. Em alguns dos troços a erva alta invadiu o trilho complicando o andamento.

A povoação de destino, Lagoaça, começa a ver-se ao longe, mas para evitar uma linha de água o percurso afasta-se e prolonga-se por uma eternidade.

Chega-se a Lagoaça pela parte baixa da povoação, o que implica ter que subir as primeiras ruelas da aldeia.

Termina esta etapa junto a uma praceta bem arborizada nas proximidades da igreja.

GR36

Por trilhos de pedras e ervas altas (2023)

CROQUI DO PERCURSO

Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação

 
DADOS TÉCNICOS

O percurso: Percurso sem alguns desníveis, é apto para realizar a pé e de BTT. Linear, com cerca de 18 km de distância, é considerado um percurso fisicamente ‘Exigente’;

Cartas Militares: Nº 120;

Duração aproximada: 5 horas;

Marcações: O trilho encontra-se devidamente marcado com a sinalética própria das Grandes Rotas e também com sinalética própria para a BTT;

Pontos altos desta actividade: As povoações e património de Vilarinho dos Galegos, Urrós, Lagoaça, a passagem pela Ribeira de Bruçó e o Miradouro dos Abicheiros;

Cuidados: Na passagem pela zona da Ribeira de Bruçó, principalmente em dias de chuva ou com o solo molhado;

Apoios: Nas povoações de Bruçó e Lagoaça existe um café;

Início e fim do percurso: Vilarinho dos Galegos – Coordenadas GPS: (Latitude: 41.266030 ou 41° 15′ 58″ N) e (Longitude: -6.625886 ou 6° 37′ 33″ W) – Lagoaça – Coordenadas GPS: (Latitude: 41.192448 ou 41° 44′ 33″ N) e (Longitude: -6.728566 ou 6° 43′ 43″ W);

GPS: Não.

Folheto (Download):