Regressámos hoje aos percursos de Mangualde, para percorrer aquele que me parece ser o percurso menos interessante em que alguma vez participei, “PR7 – Pegadas com História”.

Na companhias do Francisco e do Cardoso iniciámos o percurso junto aos Paços do Concelho de Mangualde, passando por alguns solares de condes e outras famílias ilustres, e seguindo na direcção do Santuário de Nossa Senhora do Castelo.

O percurso percorre ruas e ruelas da cidade, sem nunca sair da povoação.

A subida ao Santuário fez-se por uma estrada secundária sem interesse de maior. A igreja do Santuário acabou por ser o melhor do passeio e, por sorte, abriram a sua porta pouco tempo depois de chegarmos ao local. O Santuário encontra-se num ponto alto, onde se situou um antigo castro da Idade do Ferro, e por estar localizado sobre a cidade consegue-se obter uma vista privilegiada sobre a mesma.

Visitada a igreja, iniciámos a descida pela longa escadaria.

Depois foi seguir por ruelas diversas, salientando-se apenas a passagem pelas ruínas da Villa Romana da Raposeira e, mais tarde, pela Igreja Matriz de São Julião, onde existem algumas sepulturas antropomórficas.

Terminámos onde começámos com alguma sensação de frustração.

Alberto Calé

 

Galeria Fotográfica: