Aproveitando o regresso do Sol fui, na companhia do Francisco, Cardoso, Dj e Zé Manel, até Cepões, no distrito de Viseu, para percorrer a “Rota de Santa Eufémia”.
O calor fez-se sentir, estando um dia fantástico para caminhar.
Atravessámos a povoação, passando pela sua Igreja Matriz e, depois, seguimos até ao Monte de Santa Eufémia onde, sobre uma enorme penedo de pedra conhecido por Laje Gorda se encontram duas capelas, ambas denominadas de Santa Eufémia, mas de cronologias diferentes. A mais pequena datada de 1668 e a maior datada de 1779.
É um ponto elevado com um boa visibilidade para os território em redor.
Depois de se caminhar por velhos trilhos em floresta, passámos por antigas eiras com espigueiros, palheiros e outros velhos edifícios, eventualmente para gado e para guarda de alfaias agrícolas, marcas de outros tempos, cada vez mais longínquos.
Já a chegar a Cepões, a passagem pelo Rio do Seixal marcou aquele que me pareceu o melhor momento de todo o percurso. Algumas cascatas, os velhos moinhos e a ponte que permite a passagem sobre o rio foram, sem dúvida, o local mais bonito e interessante deste percurso.
Percurso modesto, nos pontos de interesse, valeu pelo convívio e pela actividade física, salientando-se a passagem pelo Santuário e pela zona do rio.
Alberto Calé