Serra do Caramulo – Trilho da Água

Ficha Técnica

   

Esta aventura começa junto à Igreja à Igreja Paroquial de Queirã.

Continua por estrada, passando junto ao monumento ao Mineiro, em honra àqueles que laboraram nas inúmeras minas da região. Atravessa depois a povoação, percorrendo as suas ruelas até passar na primeira das denominadas “Fontes Velhas”, a Fonte Velha de Queirã. Estas fontes surgem referenciadas em 1696 e terão sido mandadas construir pelo Infante D. Luís, filho do rei D. Manuel I.

Continua-se a percorrer as ruelas de Queirã, onde o aspecto da construção denota alguma antiguidade. Passa-se por uma fonte de mergulho, onde é necessário descer umas escadas para chegar ao tanque da água e, um pouco mais à frente, sai-se da povoação.

Por campos chega-se à Lagareta da Cruz da Ribeira, um lagar esculpido num afloramento granítico, composto por uma pia de configuração rectangular, onde eram esmagadas as uvas, com uma bica na extremidade que vertia o mosto para um pio quadrangular situado a cota inferior. Ao lado do piso está esculpida uma base circular, onde assentava um caniço de madeira ou vime para espremer o bagaço. Depois de decantado, o mosto era de imediato transportado para a adega, onde se processava a fermentação. Será possivelmente de origem medieval.

Serra do Caramulo

Junto à Igreja Paroquial de Queirã (2023)

Inicia-se o caminho que desce até à Ribeira de Ribamá. Pelo caminho surgem diversas escavações e galerias, de várias dimensões, algumas semi-enterradas, do que terá sido a mina da Sega, uma exploração mineira de volfrâmio, que iniciou laboração em 1917 e abandonada em 1968.

Esta parte do percurso é bastante agradável, tranquila e de grande beleza.

Chega-se a uma velha ponte de pedra, de piso lajeado e com aspecto bem antigo, e atravessa-se a Ribeira de Ribamá para a sua margem esquerda.

O percurso acompanha a ribeira por muito tempo, sempre pela sua margem esquerda, em caminho de pé posto. É também esta parte de grande beleza.

Serra do Caramulo

Fotografando a Lagareta da Cruz da Ribeira (2023)

Na parte final o trilho sai um pouco à estrada para depois voltar a atravessar a ribeira por uma ponte já com alguma dimensão.

A partir daqui o percurso afasta-se da ribeira, que parece afundar por um vale mais sinuoso e estreito.

O trilho aproxima-se então da Ribeira dos Moinhos, junto à qual entra por um caminho de pé posto, com algum desnível. Esta ribeira, embora mais pequena do que a anterior, é mais sinuosa e estreita o que faz com que as suas águas se precipitem em pequenas cascatas com maior velocidade.

O percurso, de grande beleza, passa pelas ruínas de velhos moinhos e na fase inicial é mais difícil de caminhar, implicando mesmo algum cuidado. Encontrava-se também pouco limpo de ramos e troncos o que dificultou a progressão, bem como, algo escorregadio em alguns dos pontos.

Serra do Caramulo

Caminhando junto à Ribeira de Ribamá (2023)

O trilho afasta-se da ribeira por um trilho algo íngreme.

Aproxima-se então de Loumão, onde ao chegar, se encontra a Fonte Velha de Loumão, mais uma das denominadas “Fontes Velhas”.

Por ruelas e depois pelos campos o percurso dirige-se à Igreja Paroquial de Queirã, terminando no ponto onde se deu início à caminhada.

Serra do Caramulo

Na Fonte Velha de Loumão (2023)

CROQUI DO PERCURSO

Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação

 
DADOS TÉCNICOS

O percurso: Percurso apto para realizar a pé. Circular, com cerca de 9,8 km de distância, é um percurso considerado fisicamente ‘Moderado’;

Carta militar: Nº 177;

Duração aproximada: 3 horas;

Marcações: O trilho segue na íntegra o percurso “PR8 – Trilho da Água” (Vouzela);

Pontos altos desta actividade: A povoação de Queirã, a Lagareta da Cruz da Ribeira, o trilho mineiro da Mina da Sega. O percurso junto às Ribeiras de Ribamá e dos Moinhos;

Cuidados: No trilho, junto à Ribeira dos Moinhos, existe o perigo de escorregar;

Apoios: Em Queirã;

Início e fim do percurso: Queirã (Igreja Paroquial) – Coordenadas GPS: (Latitude: 40.697057 ou 40° 41′ 49″ N) e (Longitude: -8.053931 ou 8° 3′ 14″ W);

GPS: Não;

Folheto (Download):