Serra do Caramulo – Terras de Granito

Ficha Técnica

   

Iniciou-se esta aventura em Macieira de Alcôba. O caminho segue por estrada durante umas centenas de metros, passando por um lago artificial.

Continua por estrada, subindo ligeiramente, encontrando-se a saída para o trilho um pouco mais acima.

A fase inicial é de subida acentuada e o trilho é empedrado. Pelo caminho encontram-se várias passagens alagadas.

Daqui até à Senhora da Guia, percorre-se a parte mais interessante do percurso, zona essa denominada de Hortas Velhas.

Serra do Caramulo

Nas Hortas Velhas (2009)

O caminho decorre pela mata, em trilhos de pedra e entre muros verdes de musgo, passando junto a diversas ruínas do que em tempos terão sido pequenas quintas. Hoje pouco resta para além de edifícios em completa ruína.

Esta parte do percurso é bastante agradável, tranquila e com a beleza típica do meio rural.

Chega-se então à Capela da Senhora da Guia, desviando o trilho para a sua direita em direcção ao miradouro do Monte Junqueiro de onde se pode contemplar toda a Serra do Caramulo, em especial o Caramulinho, o ponto mais alto da serra.

Regressa-se à zona da capela, onde se pode observar um forno comunitário ao qual está ligada uma antiga tradição repetida a cada terceiro Domingo de Agosto.

Serra do Caramulo

No miradouro do Monte Junqueiro (2012)

O caminho segue para a povoação da Urgueira. Após a sua travessia e novamente por estrada, aproxima-se de Macieira de Alcôba passando pelo lugar do Carvalho.

Já na povoação sobe-se à Capela de Nossa Senhora de Fátima e daí desce-se para a aldeia de Macieira de Alcôba, primeiro por um carreiro e depois por uma escadaria.

Termina-se este agradável e tranquilo passeio na povoação.

Serra do Caramulo

Junto ao Forno Comunitário (2009)

CROQUI DO PERCURSO

Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação

 
DADOS TÉCNICOS

O percurso: Percurso sem grandes desníveis, é apto para realizar a pé. Circular, com cerca de 8 km de distância, é um percurso considerado fisicamente ‘Fácil’;

Carta militar: Nº 187;

Duração aproximada: 3 horas;

Marcações: O trilho segue na íntegra o percurso “PR4 – Terras de Granito” (Águeda);

Pontos altos desta actividade: A vila de Macieira de Alcôba, a beleza das Hortas Velhas, a Capela da Senhora da Guia e o forno comunitário, o miradouro do Monte Junqueiro, com vista para a Serra do Caramulo, e os lugares de Urgueira e do Carvalho;

Cuidados: Nada de especial a assinalar;

Apoios: Em Macieira de Alcôba;

Início e fim do percurso: Macieira de Alcôba – Coordenadas GPS: (Latitude: 40.62283765872154 ou 40° 37′ 22,2134″ N) e (Longitude: -8.274915218353271 ou 8° 16′ 29,6930″ W);

GPS: Não;

Folheto (Download):