Ficha Técnica
Inicia-se o percurso no jardim do Largo Alberto Leitão, junto à Pérgola Raul Lino e ao Posto de Turismo. O percurso é o “PR5 – Livraria do Mondego” (Penacova). No entanto, raramente se vêm placas indicando este percurso. Regra geral segue o PR1, pontualmente os GR48 e/ou GR51.
Desce-se por uma escadaria e segue-se na direcção do Mirante Emygdio da Silva. No caminho passa-se pelo Pelourinho de Penacova, pelo antigo Hospital da Misericórdia e pelo antigo Preventório de Penacova (Sanatório).
O mirante proporciona uma vista fantástica sobre Penacova, o Rio Mondego e as serranias circundantes.
Junto ao mirante inicia-se uma descida longa e íngreme, primeiro por uma escadaria e depois por caminhos de pé posto que leva até junto do rio e à ponte José Luciano de Castro.

A caminho do Rio Mondego com Penacova ao longe (2020)
Passando a ponte, e com isso atravessando para a outra margem do Rio Mondego segue-se um pouco por estrada, no sentido esquerdo da mesma, até se iniciar uma descida para mais perto do rio.
Vai-se caminhando por trilhos entre campos lavrados até se chegar à margem do rio.
Junto ao rio é possível apreciar toda a beleza do mesmo e da paisagem envolvente.
Uma estrutura artificial situada numa passagem apertada do rio permite simular a forma original do rio e assim auxiliar os peixes, que desovam a montante, a subir o mesmo. Peixes como a truta, o salmão e outras espécies.
Depois o trilho torna-se uma espécie de avenida que acompanha o rio até às famosas formações geológicas denominadas de “Livraria do Mondego”.

Observando o Rio Mondego (2020)
Existe mesmo um miradouro para se poder observar melhor estas formações geológicas e depois o trilho segue por um passadiço que se vai aproximando mais das margens do rio.
O percurso segue por um estradão, passando por uma central hidroeléctrica situada na margem oposta do rio e vai ter a uma estrada onde se vai passar sobre a ponte que atravessa o Rio Alva, no ponto onde este desagua no Rio Mondego.
Um pouco ainda por estrada e depois sai-se por um trilho que leva às margens do Rio Mondego.
Ao chegar à margem um passadiço metálico permite a passagem do rio para a margem oposta.
Na margem oposta o trilho, bonito e de pé posto, com mais desnível que os anteriores, retoma o regresso a Penacova.

Atravessando o Rio Mondego (2020)
Grande parte do percurso, nesta fase, segue sob arvoredo protegendo assim os caminheiros do Sol e do calor.
A aproximação à “Livraria do Mondego” é iniciada por um subida bastante acentuada, em caminho de pé posto, até chegar ao topo de algumas das rochas que compõe a formação rochosa. Ali é possível uma excelente panorâmica do rio e da margem oposta, por onde o trilho também passa.
Depois o trilho é fortemente descendente até novamente chegar à margem do rio.
Pelo caminho passa-se por diversas vinhas e depois pela fábrica onde se engarrafam as famosas Águas de Penacova.
Junto à ponte José Luciano de Castro inicia-se a subida a Penacova. Na primeira fase até à estrada, que se atravessa para depois iniciar a subida até ao ponto em que se iniciou a actividade e terminando assim o percurso.

Caminhando ao lado do Rio Mondego (2020)
CROQUI DO PERCURSO
Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação
O percurso: Percurso com pouco desnível, é apto para realizar a pé. Circular, com cerca de 11,7 km de distância, é um percurso considerado fisicamente ‘Moderado’;
Cartas militares: Nº 220 e 231;
Duração aproximada: 4 horas;
Marcações: O trilho segue na íntegra o percurso “PR5 – Livraria do Mondego” (Penacova);
Pontos altos desta actividade: A vila de Penacova, o Rio Mondego, a Livraria do Mondego e a paisagem no percurso;
Cuidados: Nada de especial a assinalar;
Apoios: Existem apoios em Penacova;
Início e fim do percurso: Jardim do Largo Alberto Leitão (Penacova) – Coordenadas GPS: (Latitude: 40.270268 ou 40° 16′ 13″ N) e (Longitude: -8.280956 ou 8° 16′ 51″ W);
GPS: Não.
Folheto (Download):