Serra do Buçaco – Via Sacra (Mata do Buçaco)

Ficha Técnica

   

Antes de iniciar o percurso recomenda-se uma observação cuidada do Palácio, caminhar um pouco pelo seu jardim e visitar o Convento de Santa Cruz do Buçaco. Inicia-se depois o percurso pela Mata.

Partindo do Palácio do Buçaco, mais propriamente em frente ao antigo Convento dos Carmelitas Descalços, segue-se à esquerda pelo caminho em terra batida na direcção da Capela de Santa Maria Madalena. A capela, um pouco escondida e pouco evidente, situa-se perto das traseiras do futuro Centro Interpretativo da Mata do Buçaco, actualmente em recuperação. Segue-se pelo caminho do meio, numa longa ’avenida’, até à Capela de São Pedro e, daí, até à Fonte da Samaritana.

Junto à fonte sobe-se por uma pequena escadaria, procurando manter sempre a subida por onde existem degraus, que nos levará à Ermida de São José e a um conjunto de edifícios, entre os quais, a Varanda de Pilatos, o Passo do Pretório e o Passo da Cruz às Costas. Antes do temporal de 2013, junto à Ermida de São José encontrava-se um enorme Cedro do Buçaco, datado de 1644 (perto da data da Restauração da Independência portuguesa). Infelizmente não sobreviveu completamente ao dito temporal e, ao cair, destruiu uma grande parte da Ermida e da Capela do Passo do Pretório. Se na subida desviar dos degraus e seguir pelo outro caminho irá ter às traseiras da Varanda de Pilatos.

Serra do Buçaco

Pelas capelas do Calvário na Mata do Buçaco (2000)

Começam aqui os Passos da Via Sacra terminando no ponto mais alto da Mata do Buçaco, na Cruz Alta.

Prossegue o caminho em sentido ascendente passando pelas capelas do Passo da Primeira Queda, Passo do Encontro de Jesus Cristo com a Virgem e o Passo do Cireneu, onde se vira à direita, sempre em sentido ascendente.

O percurso continua ziguezagueando pela Mata, passando no seu caminho por diversos pontos da Via Sacra, entre os quais, o Passo da Verónica, a Gruta de São Pedro, o Passo da Segunda Queda, o Passo do Encontro com as Filhas de Jerusalém, o Passo da Terceira Queda e o Passo Onde Despojaram Jesus Cristo das Suas Vestes.

Serra do Buçaco

Na Varanda de Pilatos (2012)

O percurso leva-nos então à Ermida do Calvário. Junto a esta Ermida encontra-se o Passo Pregaram Jesus Cristo na Cruz, o Passo Desceram Jesus Cristo da Cruz e o Passo do Santo Sepulcro. Um pouco mais acima surge a Ermida do Santo Sepulcro. Em ambas as ermidas é possível desfrutar-se de uma fantástica panorâmica sobre a Mata, donde sobressai o Palácio.

O caminho continua por uma longa escadaria que nos leva à Cruz Alta.

Nesse local encontra-se uma cruz em pedra. É também um miradouro fantástico que permite apreciar, num dia de boa visibilidade, a envolvente desta serra. Do mesmo pode-se visualizar o mar e as serras que circundam a Serra do Buçaco.

Serra do Buçaco

Junto a um dos Passos do Calvário (2000)

Regressa-se pela mesma escadaria até perto da Ermida do Santo Sepulcro, onde se desvia por um caminho de pé posto que surge do lado esquerdo. Este caminho, por vezes com degraus, segue descendente até surgir um novo caminho, ainda mais sinuoso e menos definido, também do lado esquerdo. Abandona-se aquele pelo qual se estava a descer para seguir este novo trilho. Quando o caminho estabiliza, surge à esquerda o trilho que nos levará à Capela de Santo Antão. Este ponto é também um miradouro.

Depois de apreciar esta capela e a paisagem regressa-se ao caminho principal e desce-se até às Portas de Coimbra, novo miradouro. Pelo caminho surge a Capela do Passo de Herodes.

Após visitar as Portas de Coimbra e apreciar novamente a paisagem envolvente segue-se na direcção da Capela de São João da Cruz e, daí, até ao Palácio do Buçaco, passando pela Fonte da Samaritana, Capela de São Pedro e Capela de Santa Maria Madalena.

Aproveite depois os espaços próprios desta Mata para fazer um piquenique e descansar, num ambiente natural e histórico único no país!

Pedestrianismo no Percurso do Calvário (Mata do Buçaco)

Na Ermida do Calvário (2009)

CROQUI DO PERCURSO

Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação

 

O percurso: Percurso com desnível acentuado, é apto para realizar a pé. Circular, com cerca de 6 km de distância, é um percurso considerado fisicamente ‘Fácil/Moderado’;

Carta militar: Nº 219, mas aconselha-se antes o uso do folheto sobre a Mata e a Informação que disponibilizamos nesta Ficha Técnica;

Duração aproximada: 3 horas;

Marcações: O trilho não tem qualquer tipo de marcação;

Pontos altos desta actividade: O palácio e o seu jardim, o Convento de Santa Cruz do Buçaco, a passagem pelas inúmeras capelas e ermidas da Via Sacra e a paisagem na Cruz Alta e nas Portas de Coimbra;

Cuidados: Nada de especial a assinalar;

Apoios: Existem apoios junto ao palácio;

Início e fim do percurso: Palácio do Buçaco – Coordenadas GPS: (Latitude: 40.376206 ou 40° 22′ 34,3396″ N) e (Longitude: -8.365831 ou 8° 21′ 56,99295″ W);

GPS: Não.

Folheto (Download):