Ficha Técnica
Junto à aldeia da Pena, na Serra de São Macário, encontra-se uma zona equipada para a prática da Escalada Desportiva. As vias estão equipadas com plaquetes, parabolts e tops com corrente e mosquetão ou duas argolas sem corrente. Existem, ainda, alguns projectos equipados e vias clássicas.
Para chegar à zona de escalada é necessário atravessar a aldeia, descer, atravessar a ribeira e seguir, depois, para o lado direito.

Escalando na Pena (2013)
Percorre-se o trilho até à bifurcação e opta-se, depois, por subir pelo trilho da esquerda. Sobe-se o mesmo por algumas dezenas de metros até chegar a um planalto. Aí procura-se um caminho do lado direito, na direcção do arvoredo e, após passar um muro, volta-se novamente à direita, seguindo na direcção das rochas por um caminho de pé posto entre mato.
Subindo um pouco entre pedras e mato, o trilho segue até ao Sector C – ‘Facoqueros’. A partir deste ponto, bastante paisagístico, é possível observar-se a aldeia da Pena lá em baixo e, para Norte, a aldeia de Covas do Rio.
O tipo de rocha que compõe esta zona de escalada é, sobretudo, quartzito.

Escalando na Pena (2014)
A exposição das vias varia entre o Nordeste, Este e Sul, pelo que o Sol e a sombra vai alternando nas vias, de acordo com a hora do dia e a altura do ano.
É uma zona óptima para escalar, tranquila, mas no Inverno a temperatura pode ser bastante baixa e o local ventoso.
Estas paredes de escalada possuem as características necessárias para a aprendizagem da modalidade, devido à existência de graus de menor dificuldade. Apresentam, ainda, vias diversificadas, bastante interessantes e motivadoras para a prática desta modalidade.

No topo da via (2013)
CROQUI DO PERCURSO
Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação
DADOS TÉCNICOS
As vias: Vias com graus de dificuldade variados entre o III (iniciação) e o 7a (com dificuldade física e técnica elevada);
Carta militar: Nº 156;
Zona de escalada: A zona de escalada está dividida em 4 Sectores diferentes num total de 22 vias equipadas e algumas vias ainda em projecto;
Pontos altos desta actividade: O desafio proposto por algumas das vias. A localização e altura a que algumas vias se encontram proporcionam aos escaladores uma vista e uma sensação magnífica;
Cuidados: Não escalar sozinho. Faça-o, se possível, com escaladores mais experientes. O uso de capacete é aconselhado tal como o material adequado a este tipo de escalada, zelando para que este se encontre em bom estado de conservação;
Apoios: Apoios apenas na povoação da Pena;
Localização da Zona de Escalada: Pena – Coordenadas GPS: (Latitude: 40.87786539901749 ou 40° 52′ 40,3134″ N) e (Longitude: -8.078116178512573 ou 8° 4′ 41,2191″ W).
GPS: Não;
Folheto (Download):