O Concelho de Pampilhosa da Serra
Rio Zêzere é um rio inteiramente português que nasce em território do concelho de Manteigas, distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.
A sua nascente encontra-se em pleno Vale Glaciar do Rossim, na Serra da Estrela, no circo glaciário que define uma sucessão de três covões: Covão Cimeiro, Covão d’Ametade e o pequeno Covão da Albergaria, a cerca de 1.900 metros de altitude.
É o segundo maior rio exclusivamente português, a seguir ao Rio Mondego. A sua bacia hidrográfica tem 5.043 km² (dos quais 1.056 km² pertencem ao Rio Nabão). Os grandes desníveis, aliados ao volume de água, representam uma notável riqueza hidroeléctrica, aproveitada em três barragens: Bouçã, Cabril e Castelo de Bode.
Até à travessia da vila de Manteigas, este rio percorre o maior vale glaciar da Europa. O percurso passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para Sudoeste, confluindo com o Rio Tejo a Oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros.
Os seus principais afluentes na margem direita são: o Rio Alge, o Rio Cabril, a Ribeira de Unhais, o Rio Nabão, a Ribeira de Paul e a Ribeira de Pêra. Na margem esquerda: a Ribeira de Bogas, a Ribeira de Rio Caria, a Ribeira da Malhadancha, a Ribeira da Isna, a Ribeira de Meimoa, a Ribeira da Sertã e a Ribeira de Teixeira.
Rio Zêzere nas Aldeias do Xisto
Durante o seu curso, este rio é alimentado em ambas as margens, pela águas que correm pelas montanhas que enquadram as “Aldeias do Xisto“.
O Rio Zêzere é comum a seis Aldeias do Xisto: Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Mosteiro e Pedrógão Pequeno, e que estão na sua bacia hidrográfica.
Entre as aldeias de Janeiro de Cima e Álvaro, o Zêzere deixa de ser rio e passa à calmaria de albufeira, Barragem do Cabril, onde as suas águas repousam antes de continuarem viagem. É neste troço que se encontra nas curvas e contracurvas que o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional designou por “Meandros do Zêzere“.
PATRIMÓNIO NO RIO ZÊZERE
Janeiro de Baixo – Praia Fluvial