GR28 – De Arouca ao Merujal – Etapa 8

Ficha Técnica

   

Esta etapa tem início em Arouca, junto à Câmara Municipal local.

Desce-se pela avenida principal, passando pelo seu imponente Mosteiro, desviando depois à esquerda junto à rotunda. Pouco depois desvia-se para a direita na direcção do que aparenta ser um parque radical (para skates e afins).

Um pouco antes encontra-se o primeiro sinal da GR28 e, no parque, surge um cartaz alusivo ao percurso.

O percurso dirige-se para o Burgo passando pela igreja local.

Seguindo pela estrada sai-se depois à esquerda passando pouco depois por uma casa brasonada.

O caminho continua por estrada, tornando-se cada vez mais ascendente. Atravessa alguns pequenos aglomerados de casas até passar sob o viaduto da auto-estrada.

Em Arouca (2014)

Após nova subida acentuada, debaixo de arvoredo, a estrada principal desvia para a esquerda mas a GR28 segue em frente, ainda em alcatrão, junto a campos de milho. A sinalização volta a falhar em locais importantes.

Ignora-se uma estrada, com aspecto de ser recente, que surge do lado esquerdo, seguindo em frente.

Desvia-se depois pelo caminho que surge do lado esquerdo, quando a estrada em que se segue se desvia em curva para o lado direito. O caminho por onde se desvia tem um sinal de estrada sem saída. Pouco depois de se entrar nessa rua surge um sinal da GR28, num poste.

Deixa-se o alcatrão para, finalmente, se caminhar em trilho de pé posto sob arvoredo. Assim será até à povoação de Santa Maria do Monte.

Passada a igreja surge a confusão total.

Existem marcas de uma PR mas nenhuma da GR28. Ignorou-se o caminho que sobe à esquerda e, também, o caminho que segue em frente. Neste último existem marcas de uma qualquer PR.

 

Sob arvoredo (2014)

 

Devido à inexistência de sinalética e no decorrer da nossa actividade a descrição, a seguir referida, não segue o percurso da GR28:

Vira-se à direita descendo por um trilho empedrado.

Após a descida encontram-se marcas da GR28 que surgem do lado direito, mas que apenas indiciam que ao sair da igreja se deveria ter tomado um outro caminho qualquer.

Segue-se pelo caminho à esquerda sem nunca mais o abandonar. Acaba-se por perceber que o mesmo não segue a GR28, mas sim que desvia para a povoação de Lourosa de Matos. O caminho termina numa estrada. Vira-se à esquerda seguindo por alcatrão até ao entroncamento com outra estrada. Vira-se novamente à esquerda percorrendo em alcatrão até se entrar na referida povoação.

Sobe-se até perto de um cruzeiro onde se vêem as marcas da PR2. A PR2 liga à GR28 na Portelada. Segue-se esse percurso até se voltarem a encontrar as marcas da GR28.

 

A serra a arder no Merujal numa actividade nocturna em BTT pelo GR28 (2010)

 

De novo na GR28:

Reencontrados os sinais da GR28 entra-se no trilho em zona fortemente arborizado. O percurso segue até Souto Redondo, localidade cuja ruela sobe de forma muito acentuada. No seu topo percorre-se um trilho de pé posto em zona bastante arborizada.

A subida neste percurso é permanente mas, à medida que se vai aproximando do Merujal, a inclinação no terreno aumenta. O trilho continua até à Póvoa Reguenga.

Daqui até à Via Romana conhecida como “O Caminho dos Burros” o percurso é fortemente ascendente, em zona bastante arborizada. Pelo caminho passa-se pela estrada que liga Provisende ao Merujal.

Após a passagem pela estrada, a qual apenas se atravessa, o trilho continua ascendente. Na fase final que antecede a chegada à Via Romana, o trilho encontra-se coberto com algum mato, tojo e silvas que, em breve, poderão dificultar imenso a passagem.

A chegada à Via Romana, assinalada numa placa, marca o fim do caminho de pé posto e o início de um trilho limpo e desimpedido de mato. Este trilho segue até à aldeia do Merujal.

Atravessando a aldeia sobe-se por alcatrão até à estrada que vem da Mizarela. Vira-se à esquerda e caminha-se umas dezenas de metros até ao Parque de Campismo do Merujal, onde se termina esta etapa e a nossa proposta para a “Travessia da GR28”.

No Merujal (2014)

CROQUI DO PERCURSO

Clique nos pontos vermelhos para abrir/fechar a informação

 
DADOS TÉCNICOS

O percurso: Percurso com desníveis acentuados, é apto para realizar apenas a pé. Linear, com cerca de 19,2 km de distância, é considerado um percurso fisicamente ‘Muito Exigente’;

Carta militar: Nº 155;

Duração aproximada: 7 horas;

Marcações: O trilho segue o percurso “GR28 – Por Montes e Vales” (Arouca) entre Arouca e o Parque de Campismo do Merujal;

Pontos altos desta actividade: As povoações de Arouca, Santa Maria do Monte, Souto Redondo e do Merujal. A via romana “O Caminho dos Burros” e a paisagem em alguns dos pontos do percurso;

Cuidados: A má marcação em alguns pontos do percurso pode levar à desorientação;

Apoios: Em Santa Maria do Monte, Souto Redondo, Póvoa Reguenga e Merujal;

Observações: A GR28 é um percurso de Grande Rota (GR) que percorre grande parte do Maciço da Gralheira (Serra da Freita, Serra da Arada e Serra de São Macário) e uma pequena parte da Serra de Montemuro. Com o objectivo de ultrapassar as dificuldades logísticas que um percurso com estas características apresenta na sua realização por etapas, cerca de 90 quilómetros de extensão em terreno de montanha, com acesso rodoviário por vezes difícil ou limitado, decidimos tentar fazer com que cada etapa linear se transformasse em etapa circular. Para isso recorreu-se a outros trilhos e/ou outras passagens para regressar ao ponto inicial. Pelas razões apontadas, estas Fichas Técnicas abrangem muitos mais quilómetros e trilhos do que o percurso identificado como “GR28 – Por Montes e Vales” (Arouca);

Início e fim do percurso: Arouca (Câmara Municipal) – Coordenadas GPS: (Latitude: 40.928738 ou 40° 55′ 43,45551″ N) e (Longitude: -8.243387 ou 8° 14′ 36,194″ W) – Parque de Campismo do Merujal – Coordenadas GPS: (Latitude: 40.87330229755018 ou 40° 52′ 24″ N) e (Longitude: -8.291813135147095 ou 8° 17′ 31″ W);

GPS: Sim (Clique para download).

Folheto (Download):