São Pedro do Sul

 
 
 
O Concelho de São Pedro do Sul
União das Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões
 

São Pedro do Sul é uma cidade pertencente à União das Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões, no concelho homónimo de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, região do Centro, sub-região de Viseu Dão-Lafões.

São Pedro do Sul é uma cidade beirã que se situa em pleno vale de Lafões, emoldurada pelo maciço da Gralheira, em especial, pelas serras da Arada e de São Macário. Estas serranias possuem paisagens verdejantes, riachos de água fria e cristalina. Das suas aldeias escondidas nos vales e montanhas podem-se desfrutar de magníficos pôr e raiar do Sol.

Elevada a cidade em 12 de Junho de 2009, São Pedro do Sul é sede de um município subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a Nordeste pelo município de Castro Daire, a Sueste por Viseu, a Sul por Vouzela, a Sudoeste por Oliveira de Frades, a Oeste por Vale de Cambra e a Noroeste por Arouca.

O concelho foi criado em 1836 pela divisão do antigo concelho de Lafões, do qual era uma das duas sedes, juntamente com Vouzela. Foi Senhor desta localidade nas terras do souto de Lourosa e da Quinta do Amaral, D. Afonso Ermigues do Amaral, nascido em 1245, como ficou provado nas inquirições do rei D. Afonso III.

O ponto forte de São Pedro do Sul é o termalismo, cuja nascente de água termal é explorada desde o século I da nossa era, há cerca de mais de 2 000 anos a comprovar as propriedades curativas destas águas minero-medicinais.

Nestas termas os romanos construíram um Balneum, hoje Monumento Nacional, sobre cujas ruínas mandou D. Afonso Henriques edificar o balneário e, bem mais tarde, em 1894, foram criadas, a seu lado, novas instalações termais. Usufruindo de uma água sulfúrea que brota a 68,7°C, a estância termal de São Pedro do Sul são consideradas das mais modernas da Europa e onde se continuam a curar muitos males.

O património edificado é vasto em São Pedro do Sul. Realçam-se os edifícios religiosos como a Igreja Matriz, a da Misericórdia e a de São Francisco, e algumas capelas, como é o caso da Capela de São Bartolomeu e de São Sebastião. Não menos importantes são os solares brasonados e casas senhoriais, actualmente em bom estado de conservação, que abundam nesta cidade beirã.

 

PATRIMÓNIO DE SÃO PEDRO DO SUL

 

São Pedro do Sul – Capela de São Bartolomeu

São Pedro do Sul – Capela de São Sebastião

São Pedro do Sul – Casa com Janelas Manuelinas

São Pedro do Sul – Casa dos Viscondes

São Pedro do Sul – Igreja da Misericórdia

São Pedro do Sul – Igreja de São Francisco

São Pedro do Sul – Igreja Matriz de São Pedro

São Pedro do Sul – Paços do Concelho

São Pedro do Sul – Palácio do Marquês de Reriz

São Pedro do Sul – Parque do Lenteiro do Rio

São Pedro do Sul – Ponte Velha

São Pedro do Sul – Solar dos Cunha e Melo