Rio Vouga

 
 
 
O Concelho de São Pedro do Sul
 

Rio Vouga é um rio português que nasce a 930 metros de altitude, na Serra da Lapa, mais concretamente no chamado Chafariz da Lapa, situado na freguesia de Quintela, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu, região do Norte, sub-região do Douro.

Tem, como afluentes, o Rio Águeda, o Rio Caima, o Rio de Mel, o Rio Gresso ou Branco, o Rio Lordelo, o Rio Mau, o Rio Sul, o Rio Teixeira, o Rio Ul e o Rio Zela.

No seu percurso banha diversas localidades, algumas das quais têm o seu nome intimamente ligado ao rio, como se verifica nos topónimos, Pessegueiro do Vouga, Sernada do Vouga, Sever do Vouga, Macinhata do Vouga e Vouga.

Para além destas povoações e no sentido nascente-foz, o Rio Vouga é fonte de riqueza e desenvolvimento de outras localidades, de que destacam Pinheiro, Vila Boa, Afonsim, Sátão, São Pedro do Sul, Vouzela, Paradela, Segadães, Eirol, Pinheiro, São João de Loure e Angeja.

Pouco depois de passar a freguesia de Cacia, situada no concelho e Distrito de Aveiro e a 7 quilómetros da sede de concelho e de distrito, as suas águas separam-se em inúmeros canais de terreno baixo e pantanoso, dando-se início à formação da Ria de Aveiro.

A sua bacia hidrográfica, contando com as pequenas bacias hidrográficas afluentes directas da Ria de Aveiro, é confinada a Sul pela Serra do Buçaco e a Norte pelas serras de Leomil, Montemuro, Lapa e Freita. É represado pela barragem de Ribafeita e pela barragem de Ribeiradio.