O Concelho de São Pedro do Sul
União das Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio
Covas do Monte é uma aldeia pertencente à União das Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio, no Concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, região do Centro, sub-região de Viseu Dão-Lafões.
A povoação fica encravada num vale da Serra de São Macário a uma altitude de 450 metros. À sua volta fica uma imensa montanha de xisto, manchada de verde das giestas e do mato, aqui e ali salpicada por algumas manchas de pinheiro e alguns eucaliptos.
Apenas nos anos oitenta do séc. XX se abriu a estrada, chegando, mais tarde, o alcatrão. Dali não segue para mais lado nenhum. Por estrada florestal (o popular estradão) pode-se desfrutar de um belo passeio até Covas do Rio, passando por Serraco.
É constituída na sua maioria por construções de xisto, incluindo o telhado que é feito por placas desta mesma rocha (lousa). Dispostas por ruas sinuosas, por norma, as casas têm um piso térreo onde se abrigam os animais e as alfaias agrícolas e um primeiro andar destinado a habitação.
Curiosamente, é nesta aldeia que se encontra um dos maiores, senão o maior, rebanho do país. Todos os dias, cerca de 2.500 cabras saem todas as manhãs para a montanha, num ritual ancestral de pastoreio comunitário que envolve toda a pequena povoação de apenas 56 habitantes. Ao fim da tarde, no regresso à aldeia, os animais parecem saber de cor o curral e a porta certa onde pertencem.
No prolongamento do vale ficam situadas as “Terras do Pão“. São terrenos férteis e com abundância de água que escorre da serra por alguns ribeiros que, no estio, é utilizada e distribuída pelos campos através de um regadio tradicional. É também essa água que dá força para fazer andar as mós, nos seculares moinhos de água, onde se procede à moagem dos cereais para se fazer a broa.
Antigamente existiam na aldeia três lagares de azeite. Um deles, o comunitário, estava a ser recuperado.