


O Concelho de Seia
União das Freguesias de Vide e Cabeça
Vide é uma aldeia integrada na União das Freguesias de Vide e Cabeça, da qual é sede, no concelho de Seia, distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.
Está englobada no Parque Natural da Serra da Estrela, a uma distância aproximada de 25 km da Torre. Pertence à rede de Aldeias de Montanha.
Caracterizada pelo seu aspecto rural serrano, com as típicas casas de xisto e lousa, circundadas por uma natureza quase em estado puro, é rica em espécies de fauna e flora que aqui encontram o seu habitat natural.
Segundo os últimos estudos, levados a cabo em 2002, o povoamento da Vide remonta aos finais do Paleolítico Superior.
Entre as zonas de Entre-águas e de Ferradurras, existem alguns núcleos rochosos que possuem várias inscrições rupestres, três dos quais estão a ser objecto de estudo por parte da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica, e que, segundo os traços gerais apresentados, pertencem à Idade do Bronze. Em Maio de 2008, foi criado, na aldeia, o Centro de Interpretação de Arte Rupestre (CIAR) de Vide, não estatal.
Recebeu o seu foral no início do século XVII, altura em que deixou de pertencer ao concelho de Loriga, e passou a formar o seu próprio concelho. Em 1801 era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha 750 habitantes. Foi vila e sede de concelho até 1834. Voltou a pertencer ao município de Loriga e, em 1855, foi integrada definitivamente no concelho de Seia.
Pode-se visitar a igreja paroquial, com mais de 300 anos, as capelas do Calvário e da Nossa Senhora da Guia, fontes romanas, um cruzeiro, ponte romana sobre a ribeira de Alvoco e fornos comunitários.
PATRIMÓNIO DE VIDE
Vide – Igreja Matriz
Vide – Ponte Medieval