


O Concelho de Seia
Freguesia de Sabugueiro
Sabugueiro é uma freguesia portuguesa, localizada no coração da Serra da Estrela, pertencente ao concelho de Seia, distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.
É, por vezes, denominado como a aldeia mais alta de Portugal. No entanto, este “título” não está correcto, uma vez que o Sabugueiro está a 1.053 metros de altitude e existem mais três aldeias sede de freguesia que se situam a altitudes superiores, sendo duas na Serra de Montemuro (Gralheira, a uma altitude 1.103 metros, e Panchorra, a 1.088 metros) e uma na Serra do Gerês (Pitões das Júnias, a 1.103 metros de altitude). Para além das referidas, existem também algumas povoações que, não sendo sede de freguesia, se encontram a altitudes superiores. A mais alta de todas é Curral do Gonçalo, situada na freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, em plena Serra do Soajo. Fica situada a uma altitude de 1.166 metros. Contudo, a mais alta é Penhas da Saúde, na vertente Sul da Serra da Estrela, atingindo os 1.500 metros.
Embora o turismo e o comércio sejam as suas principais actividades económicas, os usos e costumes também marcam o ritmo diário da aldeia. Terra de centeio e pastorícia, o Sabugueiro é conhecido pelos seus recursos naturais, nomeadamente, as quedas de água e as vistas panorâmicas de uma vegetação serrana ímpar. A cascata da Fervença e o covão do Urso, ampla depressão de origem glaciária, constituem exemplos de valores paisagísticos da localidade. Em relação ao património construído, o Sabugueiro possui um museu etnográfico, um forno comunitário, moinhos de água, uma igreja Matriz e uma fonte, a do Ferreiro.
Pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da Serra da Estrela, tais como a Barragem do Lagoacho, o Vale do Rossim e a Lagoa Comprida, o maior reservatório de água da Serra da Estrela.
PATRIMÓNIO DE SABUGUEIRO
Sabugueiro – Praia Fluvial