Rio Alva

 
 
 
O Concelho de Seia
 

Rio Alva é um rio de montanha, afluente do Rio Mondego, que nasce na encosta Sudoeste da Serra da Estrela, perto de Sabugueiro, no concelho de Seia, distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.

Percorre cerca de 106 km até desaguar no Rio Mondego, o que ocorre na localidade de Porto de Raiva, freguesia de Oliveira do Mondego, Concelho de Penacova no Distrito de Coimbra, após o Mondego ser quebrado pela Barragem da Aguieira.

No seu leito percorre um caminho sinuoso entre as encostas da Serra da Estrela e da Serra do Açor. São várias as localidades que cresceram nas suas margens. Apresenta muitas praias fluviais: São Gião, Avô, Côja, Secarias, Caldas de São Paulo a praia fluvial da aldeia de Sandomil e a zona de lazer das Fronhas junto a Barragem das Fronhas. Em São Martinho da Cortiça o Rio Alva é quebrado pela Barragem das Fronhas, após ter percorrido 78 km.

É um rio conhecido por ter uma variação muito elevada no seu caudal, pois é muito baixo no Verão e muito elevado no Inverno. Isto deve-se, essencialmente, à variação de precipitação durante o ano e a ausência desta no Verão, mas também ao facto de o caudal do rio ser controlado, em grande parte, pelo sistema hídrico da Serra da Estrela.

 

PATRIMÓNIO NO RIO ALVA

 

Sabugueiro – Praia Fluvial