Vale de Amoreira

 
 
 
O Concelho de Manteigas
Freguesia de Vale de Amoreira
 

Vale da Amoreira é uma localidade pertencente à freguesia homónima de Vale da Amoreira, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.

Embora não haja registos relacionados com o território desta freguesia, até cerca do séc. XII, não é de excluir a hipótese de ela já ter sido povoada, em épocas anteriores à Nacionalidade, a crer pelos fortificados castrejos da região e, especialmente da vizinhança de Valhelhas, povoação que demonstra maior antiguidade.

Durante as violentas guerras civis que afectaram o País em meados do século XIX, Vale de Amoreira teve um papel preponderante na fuga do General Povoas em Maio de 1847, fugindo das tropas de Costa Cabral tendo passado por Vale de Amoreira para fugir para Lamego.

Sendo domínio do castelo de Valhelhas e do seu termo, na velha “terra” de Trasserra, Vale de Amoreira pertenceu sempre ao concelho de Valhelhas até à sua extinção (24 de Outubro de 1855), em que passou para o concelho da Guarda, onde ficou até 2002. Vale de Amoreira beneficiou sempre deste crescimento do concelho de Valhelhas a qual foi sua sede de concelho e freguesia a maior parte da sua história.

Em 1988 foi aprovada a criação de Freguesia de Vale de Amoreira terminando assim a sua dependência de Valhelhas e começando aqui uma nova fase da sua história, com um novo grande passo dado em 2002 quando passou a fazer parte do concelho de Manteigas, no seguimento da escolha da sua população de sair do concelho da Guarda estando assim muito mais próxima da sua nova sede de concelho, e na perspectiva de maior afectação de recursos de um município mais pequeno que tinha apenas três freguesias até aqui.

Sendo uma aldeia do interior com poucas oportunidades económicas e com uma população maioritariamente idosa conseguiu com alguns equipamentos criar alguns empregos e começa hoje a moldar-se como potencial aldeia turística no interior da serra, pelas suas terras banhadas pelo rio Zêzere e a vasta floresta que circunda a aldeia totalmente integrada no Parque Natural da Serra da Estrela.