O Concelho de Manteigas
Freguesia de Manteigas (São Pedro)
Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e de Portugal Continental, e encontra-se a uma altitude de 1.993 metros. Em Portugal, apenas é superada pela Montanha do Pico, nos Açores, a cerca de 2.351 metros de altitude.
Limita quatro freguesias: São Pedro (concelho de Manteigas), Loriga (concelho de Seia) e Alvoco da Serra (concelho de Seia) no distrito da Guarda e Unhais da Serra (concelho da Covilhã), no distrito de Castelo Branco. Por esta razão, o ponto mais alto de Portugal Continental é partilhado pelos três municípios aos quais estas freguesias pertencem: Covilhã, Manteigas e Seia.
Dos poucos edifícios que existem neste ponto, a Torre é, provavelmente, o mais carismático. Com sete metros de altura, terá sido mandada construir pelo rei D. João VI no início do século XIX, como forma de completar os 2.000 metros de altitude da Serra da Estrela.
Junto a esta torre existem outras duas construções, os Antigos Radares da Força Aérea Portuguesa, que estiveram instalados entre 1957 e 1971, no âmbito da defesa NATO. Curiosamente, estas cúpulas ultrapassam em altura a velha torre de pedra.
Ainda a destacar no local é a antiga Capela de Nossa Senhora do Ar, pertença da Força Aérea, edificada junto às antigas torres de radar, os velhos edifícios militares de apoio aos antigos radares e os edifícios destinados ao comércio dos produtos da região, nomeadamente, a venda do famoso queijo da Serra da Estrela, os enchidos tradicionais, os lanifícios e o mel.
Para além destes, existe um grandioso marco geodésico que assinala o ponto mais elevado da Serra da Estrela e um miradouro do qual se observa a beleza da paisagem sobre os vales encaixados de xisto e granito, recortados por diversos cursos de água.
No Verão, especialmente em dias claros, consegue-se avistar o mar, vendo-se, ao longe, a zona da Figueira da Foz.
As temperaturas mínimas que se fazem sentir no cume da Serra da Estrela, as mais baixas de Portugal, chegando a atingir os -20°C no Inverno, e a abundante queda de neve que se faz sentir durante esse período atrai um grande número de turistas a este local privilegiado da Serra da Estrela, aumentando o turismo na região e, consequentemente, a ocupação da Estância de Esqui existente nas proximidades.
PATRIMÓNIO NA TORRE
Torre – Antigos Radares da Força Aérea
Torre – Capela de Nossa Senhora do Ar
Torre – Senhora da Boa Estrela