O Concelho de Manteigas
Freguesia de Sameiro
Sameiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.
Uma antiga versão popular em que a tradição se confunde com a lenda e a ficção, faz derivar o nome de Sameiro do facto de em eras passadas, devido a uma horda de invasores que pretendeu subir pelo vale do Zêzere em missão de exploração de conquista.
A horda deparou-se, por alturas da “Figueira-brava”, com intransponível dificuldade, devido à barreira de passagem que os defensores lhes fizeram ao fazer rolar sobre eles enormes pedregulhos, o que os obrigou a desistir do prosseguimento da marcha. Concluíram então os invasores que, devido a tal barreira, ninguém jamais se teria atrevido a passar dali para cima, pelo que não deveria haver mais sítio povoado para o interior da serra. Assim, julgando ser a última povoação que havia a explorar, lhe terão posto o nome de “Povo Cimeiro”, donde terá derivado o nome de Sameiro.
Nesta parte do território a Ordem de Malta deteve importantes bens, razão pela qual, o brasão-de-armas da freguesia ostenta a cruz oitavada daquela importante e antiquíssima Ordem Religiosa e Militar.
Tem como pontos de Interesse Turístico: o lugar da Cabeça da Azinha, Vale de Sameiro, Gorgolão, Relva da Reboleira (Pista de Ski Sintética, Parque de Campismo, Praia Pluvial e Parque de Merendas), Parque de Lazer e Recreio em Sameiro (Polidesportivo e Piscina).
PATRIMÓNIO DE SAMEIRO
Sameiro – Praia Fluvial