Videmonte

 
 
 
O Concelho da Guarda
Freguesia de Videmonte
 

Videmonte é uma freguesia portuguesa do concelho e distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.

A 22 km de distância da Guarda, é a freguesia onde se situa o ponto mais alto do concelho, o marco geodésico da Cabeça Alta, a uma altitude de 1.287 metros. Faz fronteira com Celorico da Beira e é atravessada pelo Rio Mondego.

A origem do nome da freguesia está, segundo a gente de Videmonte, associada a uma lenda popular: “antigamente havia dois locais distintos – Vide e Monte. Vide estava localizada num ponto chamado Barrelas, na Serra de Bois. Não muito afastada ficava Monte onde morava um fidalgo. O dito fidalgo deslocava-se todos os domingos a Vide para assistir à missa. Num ano remoto, durante o Verão, apareceu uma praga de formigas gigantes que atacou a população, chegando inclusivamente a matar algumas crianças. Obrigadas a protegerem-se as pessoas refugiaram-se no Monte onde vivia o fidalgo“. Desta junção resultou o termo, desde então utilizado – “Videmonte“.

Pertenceu ao concelho de Linhares extinto em 24 de Outubro de 1855, data em que passou a fazer parte do município da Guarda.

Localizada em pleno coração da Serra da Estrela, as paisagens naturais banhadas pelo Rio Mondego tornam a aldeia ideal para a prática de desporto e para o contacto com a natureza. As suas casas, construídas com blocos de granito, estão integradas na paisagem que as rodeia.

 

PATRIMÓNIO DE VIDEMONTE

 

Videmonte – Capela de Santo António

Videmonte – Igreja Matriz de São João Baptista