Guarda

 
 
 
O Concelho da Guarda
Freguesia da Guarda
 

Guarda é uma cidade, capital de distrito, que pertence à freguesia e concelho homónimos da Guarda, no distrito da Guarda, região do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela.

É sede de um município, subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 43 freguesias. É a cidade situada a maior altitude de Portugal, localizada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1.056 metros de altitude.

O município é limitado a Nordeste pelo município de Pinhel, a Leste por Almeida, a Sudeste pelo Sabugal, a Sul por Belmonte e pela Covilhã, a Oeste por Manteigas e por Gouveia e a Noroeste por Celorico da Beira.

Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitaram a região da Guarda os lusitanos e outros povos ibéricos pré-romanos, entre os quais os igeditanos, os lancienses opidanos e os transcudanos. Estes povos colaboraram para resistir à romanização durante dois séculos.

Após o período romano seguiram-se períodos de ocupação por parte dos visigodos, mais tarde pelo reino das Astúrias e também pela civilização islâmica. Só após o processo da reconquista é atribuído o foral, reconfirmando definitivamente a importância da cidade e da região.

O rei D. Dinis e D. Isabel de Aragão estiveram na cidade mês e meio após casarem. O rei sancionou os “Costumes da Guarda” e viria a iniciar a preparação para uma guerra com Castela, no entanto a contenda foi resolvida com a assinatura do Tratado de Alcanizes.

As suas origens prendem-se também com a existência de um sanatório dedicado à cura da tuberculose. O ar, historicamente reconhecido pela salubridade e pureza, foi distinguido pela Federação Europeia de Bioclimatismo em 2002, que atribuiu à Guarda o título de primeira “Cidade Bioclimática Ibérica“.

Toda a região é marcada pelo granito, pelo clima contrastado de montanha e pelo seu ar puro e frio que permite a cura e manufactura de fumeiro e queijaria de altíssima qualidade.

É também a partir desta região que vertem as linhas de água subsidiárias das maiores bacias hidrográficas que abastecem as três maiores cidades de Portugal: para a bacia do Tejo que abastece Lisboa, para a Bacia do Mondego que abastece Coimbra e para a bacia do Douro que abastece o Porto. Existe mesmo na localidade de Vale de Estrela, a 6 km da cidade da Guarda, um padrão que marca o ponto triplo onde as três bacias hidrográficas se encontram.

Cidade dos cinco F’s” é um epíteto atribuído à cidade da Guarda, cuja explicação mais conhecida e consensual do significado diz que estes significam Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa.

A Virgem da Assunção é a Padroeira da cidade da Guarda.

 

PATRIMÓNIO DA GUARDA

 

Guarda – Calçada Romana da Ramalhosa

Guarda – Castelo

Guarda – Estátua de D. Sancho I

Guarda – Igreja da Misericórdia

Guarda – Igreja de São Vicente

Guarda – Judiaria

Guarda – Sé Catedral

Guarda – Solar Teles Vasconcelos