Folgosinho

 
 
 
O Concelho de Gouveia
Freguesia de Folgosinho
 

Folgosinho é uma freguesia portuguesa do concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela. Foi vila e sede de concelho entre 1187 e 1836. Era constituído apenas pela freguesia da sede.

Fica situada na encosta Norte da Serra da estrela, a 933 metros de altitude. Dista 11 km de Gouveia, 45 km da Guarda e 60 km de Viseu, com varias quintas, moinhos e casais dispersos pela vasta serra.

A fundação de Folgosinho é atribuída ao lendário Viriato, que aqui terá nascido.

Ergue-se a Nascente e a Sul de Folgosinho, uma enorme cordilheira em que sobressaem os montes de São Domingos, a 1.270 metros, São Tiago, a 1.490 metros, e a Santinha, a 1.590 metros, donde descem três ribeiras que, na sua passagem, movem moinhos e irrigam as margens declivosas e profundas, seguindo em direcção a Melo e ao Freixo. As águas das ribeiras dos Limites, das Moitas e a da Fórnea engrossam o caudal do Mondego, após este passar em Assedasse, abraçando Celorico da Beira e inflectindo, diligentemente, em direcção a Coimbra, precipitando-se depois no Oceano, já na Figueira da Foz.

De difícil acesso e fácil defesa, nos primórdios da existência de Folgosinho, antes da abertura da estrada nacional, em 1914, que a liga a Nabais e segue para o Freixo, nasceu e cresceu entre dois pólos opostos, o castelo e o Outeiro, dois possíveis castros pré-históricos, com a igreja Matriz, a Praça e as Casas da Câmara, ao centro, para onde convergem todas as ruas, atalaia vigilante das invasões inimigas, sobretudo dos Sarracenos e Leoneses, formando, com Linhares e Celorico da Beira um triângulo defensivo contra as arremetidas do inimigo, pelo vale do Mondego.

A posição altaneira privilegiada de Folgosinho permite-lhe oferecer magníficas paisagens a perder de vista, no horizonte infinito, sarapintado de inúmeras povoações dos concelhos de Mangualde, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira.

No monte de São Tiago, Viseu e Guarda presenteiam quem as observam com a sua beleza e imensidão.

O clima na região de Folgosinho é mais suave e regular, os ares continuam finíssimos e lavados, as águas que vêm da serra puras, frescas, cristalinas e abundantes, o turismo de montanha e de habitação como a gastronomia tradicional que atrai permanentemente milhares de turistas, tem aqui potencialidades inesgotáveis.

 

PATRIMÓNIO DE FOLGOSINHO

 

Folgosinho – Calçada Medieval da Serra de Baixo

Folgosinho – Calçada Romana dos Galhardos

Folgosinho – Capela de São Faustino

Folgosinho – Castelo

Folgosinho – Estátua de Viriato

Folgosinho – Fontes

Folgosinho – Igreja de São Pedro

Folgosinho – Painéis de azulejos

Folgosinho – Pelourinho