


O Concelho de Celorico da Beira
União das Freguesias de Celorico e Vila Boa do Mondego
Celorico da Beira é uma vila pertencente à União das Freguesias de Celorico e Vila Boa do Mondego, no concelho homónimo de Celorico da Beira, distrito da Guarda, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela.
Aninhada entre a encosta Norte da Serra da Estrela e o Rio Mondego, é uma vila portuguesa sede de um município subdividido em 16 freguesias. É limitado a Norte pelo município de Trancoso, a Nordeste por Pinhel, a Sueste pela Guarda, a Sudoeste por Gouveia e a Oeste por Fornos de Algodres.
Celorico é, também, o concelho mais a Norte da Serra da Estrela e, pela quantidade e qualidade de Queijo da Serra da Estrela, é considerado “a Capital do Queijo Serra da Estrela“.
O primeiro foral foi outorgado por Afonso Henriques e confirmado pelo neto, Afonso II, em 1217. A sua localização foi fundamental, não só durante a Reconquista mas, também, durante as guerras com Castela, em que resistiu a vários cercos e às invasões francesas, nas quais o castelo, construído entre os séculos XII e XIII, assumiu função de quartel-general dos aliados.
É nesta vila serrana que pode ser visitado o Solar do Queijo, no centro histórico, junto a outras atracções como a Igreja de Santa Maria, a misteriosa Torre do Relógio ou o Museu do Agricultor e do Queijo, à entrada da localidade e o seu imponente Castelo. Ainda a referir a Igreja da Misericórdia, onde está depositada uma das mais belas bandeiras de procissão do País, e que esteve presente, em 1958, na Exposição Comemorativa do Nascimento da Rainha Dona Leonor.
PATRIMÓNIO DE CELORICO DA BEIRA
Celorico da Beira – Calçada Romana da Lavandeira
Celorico da Beira – Capela de Santa Luzia
Celorico da Beira – Capela de São João
Celorico da Beira – Castelo
Celorico da Beira – Estação Arqueológica de São Gens
Celorico da Beira – Estátua de Sacadura Cabral
Celorico da Beira – Igreja da Misericórdia
Celorico da Beira – Igreja de Santa Maria
Celorico da Beira – Igreja de São Pedro
Celorico da Beira – Ponte da Lavandeira
Celorico da Beira – Torre do Relógio