Vias / Calçadas Romanas

 
Calçadas Romanas na Serra

Calçada Romana da Lavandeira em Celorico da Beira

 
 
O Concelho de Celorico da Beira
 

A rede de estradas romanas (em latim: viae; singular: via) constituía o sistema viário mais eficiente e duradouro da antiguidade.

É um dos melhores símbolos da grandeza da civilização da Roma antiga, ainda bem visível hoje, não só por terem construido estradas reaproveitando rotas proto-históricas, mas por terem criado uma densa rede com um sistema de estações de serviço aos viajantes, com soluções arquitectónicas inovadoras, tais como, grandes pontes de pedra e túneis edificados com ferramentas rudimentares.

Demonstrando um grande progresso e domínio na área da engenharia, do planeamento, da logística e em várias tecnologias, essa vasta rede nasceu por motivos estratégicos, no início só para assegurar a defesa da cidade de Roma, mas depressa se desenvolveu e abrangeu toda a Itália e depois todo o Império. Permitiu assim novas conquistas, pelo rápido movimento das legiões, mas sobretudo serviram para cimentar a sua unificação, propiciando fluxos económicos, canais de informação e intercâmbios culturais que gradualmente moldaram o Império.

 

CALÇADAS ROMANAS

 

Celorico da Beira – Calçada Romana da Lavandeira

Linhares da Beira – Calçada Romana