Góis

 
 
 
O Concelho de Góis
Freguesia de Góis
 

Góis é uma vila portuguesa na freguesia e concelho homónimos de Góis, no distrito de Coimbra, região do Centro, sub-região de Coimbra.

Banhada pelo Rio Ceira, é sede de um município subdividido em 4 freguesias dispostas em dois conjuntos geográficos distintos: O primeiro, formado pelas freguesias de Vila Nova do Ceira, Góis e Cadafaz e Colmeal (União das freguesias), tem no Rio Ceira o seu elemento unificador. A freguesia de Alvares constitui, por seu turno, uma realidade diferente, onde podemos encontrar duas ribeiras, Mega e Sinhel.

Com mais de oito séculos de existência, a Vila de Góis está situada a cerca de 40 Km de Coimbra, num vale estreito e profundo, o Vale do Ceira, encravado entre as serras do Carvalhal e do Rabadão.

As montanhas do Penedo de Góis, com os seus 1.043 metros de altitude, são palco privilegiado para a prática de atividades de natureza, desportos de aventura, desportos motorizados e pela caça e pesca. Com várias concessões de pesca no concelho, a espécie mais procurada é a truta.

Os seus rios, de águas puras e cristalinas, oferecem variadas praias e piscinas fluviais onde poderá refrescar-se e contemplar a paz e beleza circundante.

Em redor de Góis, é possível passear por um vale cruzado por pontes centenárias e paisagens onde impera o socalco ou procurar recantos onde o rio salta sobre a majestosa fraga onde se ergue a ermida da Nossa Senhora da Candosa.

 

PATRIMÓNIO DE GÓIS

 

Góis – Antigo Hospital

Góis – Capela de São Sebastião

Góis – Capela do Castelo

Góis – Fontanário e Cisterna do Pombal

Góis – Igreja da Misericórdia

Góis – Igreja Matriz

Góis – Paços do Concelho

Góis – Ponte Real

Góis – Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro