O Concelho de Góis
Freguesia de Góis
Aigra Velha é uma aldeia pertencente à freguesia de Góis, concelho de Góis, no distrito de Coimbra, englobada na região do Centro e sub-região de Coimbra. Dista da sede do concelho, Góis, 14 Km.
Situada a cerca de três quilómetros do Alto de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, é também ela a “Aldeia do Xisto” que se encontra a maior altitude nesta serra, a cerca de 770 metros.
Implantada numa cumeada da serra, Aigra Velha é circundada por alguns terrenos agrícolas e uma vasta área de pastoreio.
Se, por um lado, avista a Serra da Estrela, para Este vira-se para os colossais Penedos de Góis.
Esta povoação já existia no século XVI. Aigra é topónimo algo comum em Portugal. Originário do termo clássico latino “ager” que evoluiu para agra que tem como significado “campo” ou “quinta”.
No “Cadastro da população do Reino (1527)” consta no termo da “Villa de Goys” a existência da então denominada ”hegra cemejra” onde vivia um morador. Conta-se que teria existido uma estrada romana ou medieval, cujo trajecto seria feito nomeadamente pela Aigra Velha e pela Pena, fazendo parte da rota de mercadorias que se estenderia de Lisboa até ao Norte, tendo como produtos de troca para Norte o sal, especiarias e tecidos.
Desta forma, a Aigra Velha desempenharia um papel activo na prossecução ritual desse circuito, vendo desenvolver-se a economia tradicionalmente ligada à agricultura e pastorícia.
Esta pequena aldeia é das mais enigmáticas e interessantes entre as várias ‘Aldeias do Xisto‘ do núcleo da Serra da Lousã. A envolvente paisagística da aldeia faz toda a diferença. Aqui tudo é simples, feito segundo o padrão da natureza circundante.
Com pouco mais de meia dúzia de casas, estão organizadas defensivamente contra as intempéries meteorológicas, os intrusos e animais selvagens, como os lobos, permitindo a comunicação e a circulação entre os diferentes espaços, mas mantendo a privacidade de cada família.
Quem visita Aigra Velha apenas escuta, como som ambiente, os chocalhos dos rebanhos que pastam nos campos em redor. As ruas, que antigamente eram percorridas por caravanas de comerciantes que, ao atravessar a serra, aqui vinham pernoitar, são agora pacatas, e como ruído de fundo escuta-se apenas o chilrear das aves.
Aigra Velha está incluída no Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã, da Rede Natura 2000. No extremo Norte da aldeia, existe um castanheiro (Castanea sativa) monumental e secular.
PATRIMÓNIO DE AIGRA VELHA
Aigra Velha – Capril Tradicional
Aigra Velha – Eira
Aigra Velha – Fonte da Quelha da Bica
Aigra Velha – Fonte e Tanque de água
Aigra Velha – Núcleo do Forno e Alambique da Família Claro