O Concelho de Góis
Freguesia de Góis
Aigra Nova é uma aldeia pertencente à freguesia de Góis, concelho de Góis, no distrito de Coimbra, englobada na região do Centro e sub-região de Coimbra.
É uma aldeia englobada nas “Aldeias do Xisto”, do núcleo da Serra da Lousã, cuja malha urbana simples, de construção baixa e à base de xisto, se divide em três pequenas ruas, que a atravessam.
Sabe-se que já no século XVI existia no termo da “Villa de Goys” a então denominada “hegra fumdeyra” onde viviam quatro moradores. A designação parece indicar que, naquela época, já existiria um campo ou quinta que aqui era cultivado.
Os primeiros povoamentos que se conhecem no concelho de Góis datam do período neolítico ou do bronze I, como testemunham os diversos vestígios e achados arqueológicos (machados de pedra e metálicos, objectos de adorno, moedas, arte rupestre – Pedra Letreira), encontrados a Norte deste território.
A origem destes núcleos verificou-se durante o período do ferro, com a formação de pequenas povoações nas encostas e nos topos das colinas, sendo algumas delas posteriormente abandonadas durante a idade média.
Fazendo face à dificuldade sentida de atravessamento da região, conta-se que teria existido uma estrada romana ou medieval, cujo trajecto seria feito nomeadamente pela Aigra Velha e pela Pena, fazendo parte da rota de mercadorias que se estenderia de Lisboa até ao Norte.
Ao vencer a subida até Aigra Nova encontra-se ainda um bloco de construções integrado na aldeia que aparenta relativa historicidade pelo carácter da construção, bem como pelo grau de destruição, e que marca o início da comunidade da Aigra Velha.
Aigra Nova, de malha urbana simples, é uma das aldeias de xisto do concelho de Góis mais bem preservada e com mais pontos de interesse para quem a visita.
Este facto deve-se, em grande parte, à associação Lousitânea, Liga de Amigos da Serra da Lousã, com sede nesta Aldeia do Xisto, que tem como finalidade a conservação e valorização do património natural e cultural da Serra da Lousã através de actividades de conservação da natureza e de animação turística, entre outras temáticas, sendo a sua área de actuação nos concelhos de Góis, Castanheira de Pêra e Lousã, sendo de forma mais incisiva no concelho de Góis. Lousitânea concede, actualmente, especial atenção e esforços no desenvolvimento do projecto Ecomuseu Tradições do Xisto.
O Ecomuseu Tradições do Xisto assume-se como um projecto dinâmico, integrador e promotor da coesão territorial nos domínios da sua área de influência.
Para além dos vários Núcleos integrantes, o Ecomuseu Tradições do Xisto tem procurado recuperar, valorizar e dinamizar uma vasta série de acções: entrudo, descamisada, caminhadas interpretativas, observação de fauna e flora, entre muitas outras. Aigra Nova é um ponto de encontro privilegiado para quem quer conhecer o que de melhor se faz na recuperação de memórias, tradições e património da Serra da Lousã.
Aigra Nova, de malha urbana simples, é uma das aldeias de xisto do concelho de Góis mais bem preservada e com mais pontos de interesse para quem a visita.
Este facto deve-se, em grande parte, à associação Lousitânea, Liga de Amigos da Serra da Lousã, com sede nesta Aldeia do Xisto, que tem como finalidade a conservação e valorização do património natural e cultural da Serra da Lousã através de actividades de conservação da natureza e de animação turística, entre outras temáticas, sendo a sua área de actuação nos concelhos de Góis, Castanheira de Pêra e Lousã, de forma mais incisiva no concelho de Góis.
A Lousitânea concede, actualmente, especial atenção e esforços no desenvolvimento do projecto Ecomuseu Tradições do Xisto.
O Ecomuseu Tradições do Xisto assume-se como um projecto dinâmico, integrador e promotor da coesão territorial nos domínios da sua área de influência.
Para além dos vários Núcleos integrantes, o Ecomuseu Tradições do Xisto tem procurado recuperar, valorizar e dinamizar uma vasta série de acções: entrudo, descamisada, caminhadas interpretativas, observação de fauna e flora, entre muitas outras.
Aigra Nova é um ponto de encontro privilegiado para quem quer conhecer o que de melhor se faz na recuperação de memórias, tradições e património da Serra da Lousã.
PATRIMÓNIO DE AIGRA NOVA
Aigra Nova – Ecomuseu – Núcleo Asinino das Aldeias do Xisto
Aigra Nova – Ecomuseu – Núcleo da Coirela das Agostinhas
Aigra Nova – Ecomuseu – Núcleo da Maternidade das Árvores
Aigra Nova – Ecomuseu – Núcleo de Interpretação Ambiental
Aigra Nova – Fontanário
Aigra Nova – Fonte dos Namorados
Aigra Nova – Núcleo Sede do Ecomuseu Tradições do Xisto