


O Concelho da Covilhã
Freguesia de Unhais da Serra
Unhais da Serra é uma vila e freguesia do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, região do Centro, sub-região das Beiras e Serra da Estrela. Dista da sede de concelho aproximadamente 20 km.
Localizada a uma altitude de 750 metros, situa-se na base da vertente Sudoeste da Serra da Estrela, num vale de origem glaciar, onde corre a ribeira de Unhais que resulta da confluência das ribeiras da Estrela e da Alforfa.
O Vale Glaciário da Alforfa fica situado na projecção oposta do Vale Glaciário de Manteigas. Este vale é onde melhor se podem observar os terraços de acumulação proglaciária, acumulações desordenadas de rochas e blocos de grandes dimensões localizados à frente das antigas línguas glaciárias. Os depósitos mais importantes situam-se a jusante da confluência do Vale da Estrela e do Vale da Alforfa, na junção da Ribeira das Cortes.
A existência da população no território desta Vila é muito anterior ao século XII, julgando-se que nos limites de Unhais da Serra viviam populações pré-históricas, embora não existam vestígios que atestem, apenas as alcantiladas penedias que envolvem uma determinada área da Vila e que, certamente, serviram de defesa a antigas populações. Recebeu foral de D. Sancho I em 1186 e foi incluída no território da Covilhã. Pensa-se que no séc. XV era um pequeno lugar pertencente à Freguesia do Paúl. Em 1758 foi sede de freguesia. Em 11 de Julho de 1985, Unhais foi elevada a Vila.
Situadas na vertente Sul da Serra da Estrela a uma altitude de 690 metros, perto da cidade da Covilhã, as Termas de Unhais da Serra são consideradas, devido ao seu enquadramento paisagístico, às belezas naturais, à riqueza das águas e aos ares da montanha, uma importante estância hidrológica e climática para cura e repouso. As águas das duas nascentes, a “Fonte dos Banhos” e a “Fonte do Cortiço“, são especialmente indicadas no tratamento de reumatismos, certas dermatoses e colopatias, e doenças do aparelho circulatório. Para além das termas, existem várias nascentes, nomeadamente uma nascente de águas férreas, que, espalhadas pela vila, brotam violenta e abundantemente por grande parte do vale de Unhais da Serra.
Pela sua beleza natural, despertam o interesse dos turistas, tal como outros pontos, a Ribeira de Alforfa e o Miradouro do Cruzeiro.
Lenda de Unhais da Serra
Certo dia andando à caça pela Serra da Estrela, um jovem brasonado e rico, perdeu-se no entusiasmo da caçada. Depois de andar perdido durante muito tempo sentiu-se cansado e com fome. Nestas condições chegou perto do local onde hoje está situada a vila de Unhais da Serra.
Aqui, encontrou um pastor que, ao vê-lo com fome, logo lhe deu leite do seu rebanho, foi à ribeira e com as suas grandes “unhas”, apanhou trutas para o jovem senhor.
O jovem caçador ficou admirado pela facilidade com que o pastor apanhou as trutas com as “unhas” e chamou ao local “Unhas da Serra” ou “Unhais da Serra”.
PATRIMÓNIO DE UNHAIS DA SERRA
Unhais da Serra – Igreja Matriz de Santo Aleixo
Unhais da Serra – Praia Fluvial