Belmonte

 
 
 
O Concelho de Belmonte
União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre
 

Belmonte é uma vila portuguesa do distrito de Castelo Branco, sede do município homónimo de Belmonte, na região do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela.

É uma vila histórica, quase tão antiga como a nacionalidade, com paisagens e recantos de rara beleza, associados ao património monumental e cultural e a um bucolismo relaxante. Está situada no panorâmico Monte da Esperança, antigos Montes Crestados, em cujo morro mais rochoso foi construído nos finais do século XII o seu castelo que, juntamente com os castelos de Sortelha e Vila de Touro, formaram até à assinatura do Tratado de Alcanices, em 1297, a linha defensiva do Alto Côa, apoiada na rectaguarda pela muralha natural da Serra da Estrela e pelo Vale do Zêzere.

A sua história remonta ao século XII, quando o concelho municipal recebeu foral de D. Sancho I em 1199.

No séc. XIII atesta-se a existência de uma já próspera comunidade Judaica, responsável pela existência de uma sinagoga de que resta uma inscrição datada de 1296. Em consequência da expulsão dos judeus de Espanha em 1492, pelos Reis Católicos é provável que esta comunidade tenha aumentado, favorecendo também a existência de algum comércio.

Com o Édito de 1496 D. Manuel I decreta a conversão forçada ao catolicismo, seguindo-se uma série de perseguições e a criação de uma comunidade cripto-judaica que sobreviveu ao longo dos séculos, mantendo os seus rituais e tradições. Em 1989 foi oficialmente criada a comunidade judaica de Belmonte, cuja sinagoga foi inaugurada em 1997. Actualmente é uma das poucas comunidades com Rabi.

Foi terra natal de Pedro Álvares Cabral, o navegador, que no ano de 1500, comandou a segunda armada à Índia, durante a qual se descobriu oficialmente o Brasil.

Em 1510 D. Manuel I renova o foral de Belmonte.

Da rede hidrográfica do concelho, o Rio Zêzere é o canal de maior importância. Este rio, as ribeiras de Caria e a das Inguias banham as terras do concelho facilitando a agricultura e a pastorícia.

Belmonte possui um clima mediterrânico, com influências continentais, sendo também uma área influenciada pela proximidade da cordilheira da Serra da Estrela. No Inverno, as temperaturas são baixas, atingindo, por períodos consideráveis, valores negativos.

Na sua área económica estão presentes actividades de todos os sectores económicos, com a maior relevância para o terciário. O comércio, sobretudo tradicional, é uma actividade económica bem presente no concelho de Belmonte. Na agricultura destaca-se a produção de fruta, cereais, azeite e vinho, na pastorícia, observa-se, sobretudo, a criação de gado ovino e caprino, importante para a produção de queijo, leite, peles e lã. A indústria de confecções tem um peso dominante sobre a economia do concelho, concomitantemente com outras pequenas indústrias como sejam: a metalurgia, a construção civil e a alimentar.

Pela sua importância histórica, este antigo núcleo urbano com fundação anterior à da nação portuguesa é uma das doze Aldeias Históricas de Portugal, um programa formulado pelo governo português em 1991, com apenas dez aldeias, nas quais Belmonte e Trancoso foram incluídas em 2003.

 

PATRIMÓNIO DE BELMONTE

 

Belmonte – Capela de Santo António

Belmonte – Capela do Calvário

Belmonte – Castelo

Belmonte – Centum Cellas

Belmonte – Estátua de Pedro Álvares Cabral

Belmonte – Igreja de Santiago

Belmonte – Igreja Matriz

Belmonte – Lagar de Azeite

Belmonte – Paços do Concelho

Belmonte – Pelourinho

Belmonte – Sinagoga

Belmonte – Solar dos Cabrais

Belmonte – Torre Sineira

Belmonte – Tulha dos Cabrais