Drave

 
 
 
O Concelho de Arouca
União das Freguesias de Covelo de Paivô e Janarde
 

Drave é uma aldeia pertencente à União das Freguesias de Covelo de Paivô e Janarde, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, região do Norte, sub-região da Área Metropolitana do Porto.

É uma aldeia perdida entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário, mais precisamente na Serra da Arada. Apesar de ser uma aldeia desabitada não se encontra abandonada. Drave é um lugar onde as casas em ruínas são feitas de pedra, denominada pedra Lousinha, e cobertas de xisto.

Situada a cerca de 1.000 metros de altitude, está praticamente isolada dos lugares vizinhos, com fracos acessos, quase impraticáveis durante o Inverno.

Esta aldeia foi berço da família Martins, que se conhece desde 1700, tendo o padre João Nepomuceno de Almeida Martins, tomado a iniciativa de realizar neste local, em 1946, a primeira reunião familiar, que levou até este local mais de 500 parentes. Desde então esta reunião tem-se vindo a realizar de 2 em 2 anos.

Os seus dois últimos habitantes, O Sr. Joaquim e a Dª Ana, dois septuagenários ou mesmo octogenários, zelavam pela velha e isolada aldeia com o carinho de uma vida. Para quem ainda compartilhou com eles alguns bons momentos, fica a saudade.

Presentemente, a Drave é bastante procurada por montanheiros e escoteiros que aqui encontram um local onde a natureza, a paz e a liberdade ainda falam mais alto.

 

PATRIMÓNIO DE DRAVE

 

Drave – Capela de Nossa Senhora da Saúde