Na companhia do Francisco aproveitei hoje a folga que a chuva nos deu para ir até Pindelo, em Oliveira de Azeméis, espreitar as cascatas do Rio Ínsua.
Não é um percurso longo, com apenas uns 4 quilómetros aproximadamente, nem se encontra marcado, pelo que, tivemos que seguir com apoio do GPS.
Iniciámos em Bouça, uma pequena povoação, e depois caminhámos junto a uma levada de água. Chegados ao rio fomos visitando as várias cascatas indicadas no percurso de GPS que seguíamos.
Devido às chuvas recentes alguns dos trilhos ofereceram alguma dificuldade, a que não escapou uma boa escorregadela na lama. Pelo menos o chão era macio e apenas se sujaram as calças.
Ao longo de percurso o rio ofereceu paisagens e momentos de grande beleza, com as suas inúmeras cascatas, algumas com alguma dimensão, e com um forte caudal de água. Também encontrámos algumas ruínas, eventualmente de velhas azenhas.
Ficámos ainda a saber que existem uma vias de escalada desportiva na Pedra Má, local junto ao rio.
Na fase final do percurso percorrido existe um passadiço que permite e facilita o acesso à zona. Pudemos ainda verificar que está em construção uma continuação do passadiço já existente, pelo que, em breve se poderão conhecer e apreciar mais encantos escondidos deste rio.
Bonito quanto baste para merecer uma visita. Implica cuidados acrescidos com o terreno molhado e enlameado.
Alberto Calé